Servidor em nuvem com o Google é mais espaço por muito menos!
top of page

Servidor em nuvem com o Google é mais espaço por muito menos!



Uma das grandes dúvidas que boa parte dos empresários e profissionais de TI têm quando buscam contratar um serviço de hospedagem de dados em nuvem é a quantidade de espaço disponível. Deixando de lado o “tecniquês”, a grande dúvida quando está se pesquisando um serviço de back up online para as informações do seu servidor é quanto de espaço será possível armazenar.

No modelo tradicional de estrutura de redes, o servidor de dados é aquele computador principal, que costuma ficar numa sala separada só para ele, onde é instalado um sistema operacional mais caro que nos demais equipamentos da empresa, e também um software de anti-virus mais parrudo para garantir a proteção das informações ali presentes, pois ali serão armazenadas todas as informações que a empresa gerar no dia a dia, como documentos, planilhas, bancos de dados, e-mails, entre outros diversos tipos de arquivos.

Nesse modelo ainda é necessário que esse servidor tenha uma configurações de rede diferenciada, onde serão registrados os usuários que terão acesso à sua rede de dados, bem como suas permissões de acesso, ou seja, quais pastas e arquivos cada colaborador da sua empresa deverá acessar. Tudo configurado de forma local e com um alto custo de manutenção, exigindo um profissional de TI especializado para realizar a configuração, bem como a manutenção preventiva do equipamento e os bakcup’s que são realizados, quando muito, diariamente em mídias físicas frágeis como Cd’s, Dvd’s, pendrives e HD’s externos.

O espaço disponível para armazenamento dessas informações varia de acordo com o HD instalado no equipamento, quanto maior o HD, mais espaços de armazenamento. Conforme a necessidade de armazenamento aumenta, novos equipamentos são necessários serem adicionados para que mais espeço seja disponibilizado, novamente envolvendo custos com aquisição de equipamentos, mão de obra de instalação, manutenção e mais mídias para back up, pois a mídia de armazenamento de back up precisa ter o mesmo tamanho.


Conheça a estrutura dos servidores do Google

Quando você migra o seu negócio para o modelo em nuvem toda essa estrutura tradicional torna-se totalmente dispensável. Uma vez que seus arquivos serão armazenados nos servidores do Google, as configurações com relação ao cadastro de novos usuários e permissões de acesso às pastas são todas realizadas no Google, e os usuários acessam seus arquivos compartilhados em tempo real a partir de qualquer equipamento.

Cada arquivo presente no servidor do Google está automaticamente assegurado, pois o back up da nuvem é realizado a todo momento em tempo real, diferente daquela cópia diária feita manualmente em uma mídia que pode dar problema a qualquer momento, reduzindo com isso o risco de perda de dados à zero, assim como o custo com mão de obra para manutenção do servidor, aquisição de mídias para realização de back up’s e a realização do back up em si que toma tempo da equipe e gera custos para a empresa.

Com relação à capacidade de armazenamento, quando necessário aumentar o espaço simplesmente contrata-se um plano com maior capacidade, e em alguns minutos o espaço é liberado, sem necessidade de instalação de nenhum equipamento ou software para isso, uma vez contratado o plano médio do google de 1Tb de espaço por usuário, quando contratado para mais 5 usuários, o sistema automaticamente libera espaço de armazenamento ilimitado para sua empresa. Isso mesmo, acima de 5 usuários do plano médio do Google Apps, sua empresa terá espaço de armazenamento ilimitado para que você possa trabalhar de forma tranquila sem ter que se preocupar com nada disso.

Agora você deve estar imaginando que até aqui está bom demais para ser verdade, portanto isso deve ter um altíssimo custo de utilização, uma vez que resolverá todos os seus problemas com seu servidor e ainda irá eliminar um grande custo mensal da empresa. Se no mínimo substituísse esse custo, já estava bom para você?

Então agora, antes de seguir nessa leitura, faça as contas de quanto seu servidor de dados está custando hoje. Coloque na ponta do lápis quanto sua empresa gasta com compra de equipamento, compra de mídias para back up, compra de mídias para ampliação de espaço, compra de ar condicionado, gastos de energia para manter o servidor, o hub da rede, o ar condicionado, o estabilizador, custos com manutenção preventiva, custos com manutenção corretiva, aquisição de licenças de sistema operacional, anti-vírus entre outros.

E ai, chegou no valor do seu custo com servidor? Lembrando que até aqui estamos falando apenas de custos reais (dinheiro), não estamos levando em conta os custos intrínsecos como baixa segurança, tempo de parada para manutenção, tempo para realização de back up diário, falta de mobilidade, etc.

Bom agora vem a parte boa. Para você migrar sua empresa para a nuvem e contar com a estrutura da maior empresa de tecnologia do mundo, seu custo será de $10,00 / mês / colaborador. Isso mesmo, não é pegadinha. Para 5 usuários por exemplo, você terá um custo mensal de $50,00 para ter até 1 Tb de espaço disponível para o seu servidor de dados. A partir de 6 usuários, nesse mesmo plano de $10,00 você terá espaço ilimitado para trabalhar com total mobilidade, tranquilidade e segurança como jamais teve antes.

Caso sua empresa ainda seja pequena e não precise de tudo isso de espaço, ai fica ainda mais barato. O plano básico do Google Apps garante toda a estrutura Google para sua empresa, com um espaço de até 30Gb por colaborador (mais que o suficiente para micro e pequenas empresas) a partir de $5,00 / mês / colaborador, com a possibilidade de migrar para planos maiores a qualquer momento quando for necessário.

Agora a escolha ficou fácil, você pode manter o modelo antigo com servidor físico e expor sua empresa a todos os custos e fragilidades que ele possui, ou resolver todos os seus problemas e revolucionar, não apenas o seu negócio, mas a sua vida e de seus colaboradores migrando agora mesmo para o Google. A escolha é sua!



bottom of page