5 erros que você não deve cometer na hora de vender.

Pressionar, não ouvir o cliente e até mesmo mentir. Vale tudo na hora de vender?

O vale tudo na hora de vender ficou para trás! Hoje em dia os consumidores já estão calejados de abordagens agressivas e que os pressionam a comprar algo. Os vendedores tradicionais devem aceitar essa mudança e estudar novas abordagens com gatilhos mais eficientes que vão além da pressão pelo rápido fechamento.


Não ouvir seu cliente, pressionar e até mesmo mentir, são alguns dos erros comuns que muitos vendedores mais tradicionais acostumados com as estratégias pré-digitalização ainda cometem hoje em dia.


Mentir

Parece óbvio, mas mentir para o cliente é um dos maiores erros que um vendedor pode cometer, e ainda tem vendedores que plantam "mentirinhas inocentes" para influenciar o fechamento da venda. Nunca prometa algo que o seu produto ou serviço não pode entregar, seja franco com o seu cliente, exalte as qualidades daquilo que você está oferecendo, mas jamais minta.


Pressionar

Esse é um velho hábito de vendedores, que deve ser utilizado com cautela. Você pode sim colocar alguma pressão para que seu cliente feche a compra, mas utilize esse gatilho de forma inteligente e sutil. Ao insistir demais, você pode até ganhar o cliente pelo cansaço, mas é certo que ele vai pensar duas vezes antes de comprar com você novamente.


Não saber passar informações

Um vendedor desinformado não passa a segurança necessária para o cliente, que muitas vezes acaba desistindo de fazer a compra. É essencial conhecer bem o produto ou serviço que você está vendendo, e ser capaz de responder qualquer pergunta que o cliente tenha sobre ele.


Não ouvir seu cliente

Na ansiedade de vender, muitos vendedores acabam não prestando realmente atenção naquilo que seu cliente quer e precisa, e isso gera um estresse entre vendedor e cliente, que acaba se frustrando por não estar sendo compreendido, e geralmente abandona o processo de compra.


Deixar seu cliente esperando

Para o bem ou para o mal, estamos na era do imediatismo. Ninguém gosta de esperar por muito tempo, então evite deixar seu cliente esperando muito. Claro, há casos que é preciso combinar um prazo com seu cliente, principalmente no setor de serviços, onde as coisas demandam mais tempo, mas combinando tudo certinho e honrando com o prazo, seu cliente não sairá frustrado.


Esses são os principais e mais comuns erros que todo vendedor deve evitar. Estamos numa era onde o mais eficiente é realizar um tipo de venda consultiva, que é pautada em ouvir as dores do cliente e evidenciar em como o seu produto ou serviço pode ajuda-lo. Personalizar o seu atendimento torna a experiência de compra muito mais atrativa para o cliente, que se sente mais exclusivo e bem atendimento pela empresa.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!