Como cuidar do meu negócio em momentos de crise?

Atualizado: Jul 13

Reunimos algumas medidas que podem ser tomadas para ajudar seu negócio a superar este momento de crise. Pode ser extremamente difícil, mas ela vai passar!






A crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus tem causado enormes prejuízos à economia global e atingido a saúde das empresas, que se veem diante de uma queda do volume de vendas. Esta pandemia exige medidas de prevenção necessárias para controle da doença, o que acaba gerando impacto na saúde financeira dos pequenos negócios e exige muito controle sobre as finanças. Você empresário já se imaginou fechar o estabelecimento e ir viajar por um um mês? Provavelmente não. E se for forçado a fazer isso da noite pro dia, como está acontecendo agora, como agir? Reunimos algumas medidas que devem ser tomadas para cuidar do seu negócio e para que elimine a possibilidade de fechar as portas e possa seguir em frente com muita persistência e estratégias bem definidas. Confira: Tenha um fluxo de caixa O fluxo de caixa auxilia nesta gestão, pois é possível fazer um planejamento e controle das entradas e desembolsos em um período. Se o saldo for negativo em algum dos períodos futuros, avalie possibilidade de renegociação de prazos ou formas de contribuição de capital de giro, evitando que a empresa não tenha condições de honrar com seus compromissos. Como a tecnologia pode me ajudar neste momento? Os donos de negócios precisam usar ferramentas digitais para chegar até o público. Uma solução rápida e de baixo custo é investir em anúncios institucionais para fortalecimento da marca nas principais mídias sociais (Instagram e Facebook). Neste momento também é possível aproveitar de ferramentas de uso online, compartilhado e gratuito, com o google hangouts, zoom e skype para dar aulas, palestras, cursos etc.

Você pode vender por raio, nas plataformas Facebook business, Instagram, Google Ads, Waze Ads, etc e configura-se para que o anúncio apareça só para quem pesquisa dentro de um raio definido previamente. A partir de 1km de raio é possível fazer campanhas ótimas e baratas. Delivery e compras por aplicativos Entre aqueles que estão ― ou se preparam ― para ficarem isolados em casa, aplicativos de delivery de refeições e alimentos têm sido uma opção para evitar idas aos supermercados e restaurantes. Existem diversas ferramentas para trabalhar a venda do seu negócio online, ifood, rappi, uber eats, james, e próprios aplicativos dos restaurantes e lanchonetes. Esta é a hora de pesquisar as vantagens e preços de cada uma delas e ver a qual se encaixa no seu modelo de negócio. Mantenha-se visível para seu cliente em momentos de crise A maneira como nos comunicamos na internet é diferente, e por isso, é possível ganhar confiança de seu cliente mesmo em momentos de crise. É necessário que haja empatia com a situação, aceitação de que está acontecendo o problema, e de que podem resolver isso juntos. O cliente precisa do seu produto/serviço e você precisa de vendas. Neste momento, a demanda irá cair bastante, mas é preciso manter-se visível para seu cliente, para que quando ele volte a consumir, ele volte para a sua marca imediatamente. Agora, é o momento de criar estratégias para ser visto pelo seu público mais do que nunca, criar uma promoção, veicular conteúdos nas redes sociais e no Google para um raio específico, fazer entregas através de uma logística básica própria ou de serviços existentes como Rappi e Loggi etc. Canais de atendimento Você precisa estar presente em todos os canais de atendimento, pois cada pessoa tem o próprio comportamento de compra. Uns preferem ir ao local, outros preferem ligar, outros preferem mensagens, e-mails e você precisa estar preparado para todas as vertentes de atendimento.

Você prefere que os clientes passem em frente e entrem na ponto de venda, é seu modelo de negócio, tudo bem, mas diante a um surto epidemiológico, em que as pessoas devem permanecer em casa, por recomendação de órgãos mundiais de saúde é necessário pensar em novas abordagens para suprir seu cliente. Medidas oferecidas pelo Governo durante a crise Diante tudo isso como ficam as pequenas empresas, que geralmente dependem da receita mensal para cobrir os custos de manutenção e garantir o pagamento dos salários dos funcionários? Sabemos que esta é uma das maiores preocupações no momento, então separamos algumas medidas que o Governo está propondo para te ajudar a passar por esta crise. Após decretar estado de calamidade pública, o Governo Federal anunciou uma série de medidas, incluindo uma medida provisória (que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias, ou deixará de valer), que flexibilizam as leis trabalhistas, prorroga o vencimento de tributos e também facilitam o acesso ao crédito. Além disso, outras medidas anunciadas foram a adoção do trabalho home office, a antecipação de férias individuais e concessão de férias coletivas, o aproveitamento e antecipação de feriados. Ligados à economia, foram anunciados a ampliação do uso de banco de horas, a prorrogação do pagamento do Simples e do recolhimento do FGTS, a prorrogação do pagamento de dívidas e acesso a crédito do BNDES e a negociação com fornecedores e revisão de contratos. A informação é a nossa maior aliada nesse cenários de incertezas, seguindo essas orientações, os desafios continuam, mas com certeza sua empresa sairá melhor dessa e novamente lembrando: tudo passa, a crise também irá passar e você precisa estar pronto para colher as oportunidades quando o mercado se restabelecer! 👊📈 Se você quiser mais orientações, fale com nosso time de especialistas! Todos os nossos canais on-line estão a todo vapor e a disposição através do nosso site: www.infoqplan.com



214 visualizações