Como gerar leads de forma mais eficiente usando o marketing digital?

Atualizado: Fev 13



Antes de qualquer coisa é importante entendermos que Lead nada mais é do que um potencial cliente que pode se tornar um grande comprador e até um possível embaixador da sua marca.


A geração de leads deveria estar entre as top 3 estratégias do seu negócio, afinal vendas é o que movimenta e faz crescer qualquer tipo de empresa, não é mesmo?


Porém, é comum que você já tenha tentado implementar alguma estratégia de vendas, ficou com aquela super expectativa e no final as coisas não saíram exatamente como você planejou! Dentro do marketing digital isso pode ocorrer por diversos fatores e de fato não é tão simples assim, apertar um botão e as coisas saírem funcionando, é necessário atingir alguns requisitos, fazer algumas ações que permitirão você disputar um bom campeonato. Sem elas seu time nem entra em campo!


Veja abaixo 6 fatores críticos que vão aumentar seus leads:


1. Entender bem qual é a sua oferta atual

Como você está oferecendo seu serviço ou produto atualmente. Pare para pensar na "frase" de chamada do seu negócio e tente encontrar defeitos, isso mesmo! Seja crítico e questione se você de fato compraria a sua empresa.


2. Redesenhar sua oferta para dar um tom de "novidade" ao seu público

Depois que você descobriu o que pode ser melhorado, agora é hora de colocar em prática e escrever uma nova chamada para o seu negócio, veja essa por exemplo: "Proteja seu veículo contra roubo contratando um seguro de qualidade em até 24 horas!".


3. Transformar essa nova oferta numa incrível página de vendas

Agora é hora de pegar essa "super promessa" que você criou e transformar numa super página de vendas!

O que é isso? É um site como você já está acostumado, porém, com um layout e conteúdo totalmente ajustado ao discurso de vendas e que tem como objetivo captar potenciais clientes qualificados para sua empresa iniciar um contato ou relacionamento.


4. Investir em anúncios patrocinados

Atualmente investir em mídia patrocinada é uma obrigação das empresas, isso porque com a alta concorrência por espaços de anúncios nas mídias sociais se você apenas publicar um post terá pouquíssimo engajamento. No caso do Google Adwords por exemplo, sua empresa nem será exibida nos anúncios!

Além disso ter um bom ranqueamento orgânico (SEO) é imprescindível, pois você poderá ter uma boa colocação no Google sem a necessidade de comprar "créditos", mas isso requer bastante tempo até dar resultados efetivos!


5. Se relacionar com a sua audiência através de campanhas de remarketing

Cerca de 97% das pessoas que passam pela sua página de vendas acabam não realizando nenhuma conversão, ou seja, nenhum contato com a sua equipe de vendas. É aí que entra o remarketing!

Mesmo após elas saírem do seu site, será possível exibir anúncios para essas mesmas pessoas nas mídias sociais como Facebook e Instagram por exemplo e isso aumenta significativamente a taxa de conversão dos seus canais.


6. Aguardar...monitorar, analisar e agir!

Aqui é a hora de dar o play e acompanhar as primeiras interações da campanha!

Quando a campanha já possuir números suficientes para uma primeira análise, aí sim é hora de medir, comparar resultados e com base nas informações agir e fazer ajustes, dessa forma você sempre terá uma evolução nas suas campanhas e estará progredindo em seus resultados continuamente.


Então é isso! Acreditamos muito que se você parar para pensar, refletir e fazer uma avaliação crítica de cada um desses pontos, com certeza serão identificadas oportunidades de melhorias dentro da sua estratégia de vendas atual.


Para ter sucesso com o marketing digital é preciso uma visão de longo prazo, com degraus que vão sendo construídos diariamente, com a equipe de marketing e vendas, sempre passo-a-passo. Que tal iniciar a sua caminhada agora?


Uma jornada de mil quilômetros precisa começar com um simples passo - Provérbio Chinês





Wesley Fernandes


CEO da Infoqplan, formado em análise de sistemas de informação e gestão estratégica de negócios, já ajudou mais de 100 empresas a crescerem aumentando significativamente o seu faturamento, é especialista em conversão e vendas digitais para empresas de pequeno e médio porte.

0 visualização