Controle, previsão e ação! Conheça a tecnologia de Business Intelligence da Infoqplan.
top of page

Controle, previsão e ação! Conheça a tecnologia de Business Intelligence da Infoqplan.

Ferramenta desenvolvida sob medida para a Infoqplan traz um quadro de informações e dados essenciais para manter sob controle as estratégias digitais de nossos clientes.

Gerenciar um volume muito grande de dados é uma tarefa não muito fácil, e para lidar com a complexidade de coleta, armazenamento e leitura dessas informações, é preciso usar a tecnologia a nosso favor. Se antes tudo era planilhado manualmente no Excel, hoje felizmente já há soluções que automatizam diversos processos e entrega controle, previsão e condições de leitura para a tomada de ações, estamos falando do Business Intelligence (BI). Vamos te explicar melhor do que se trata e qual a importância dessa ferramenta para que a Infoqplan possa monitorar, analisar e agir nas estratégias digitais de nossos clientes.


Neste artigo você confere:

O que é Business Intelligence (BI)?

Business Intelligence (BI) é um processo que utiliza tecnologias, aplicativos e práticas para coletar, integrar, analisar e apresentar informações de negócios. O objetivo principal do BI é ajudar as empresas a tomar decisões informadas e estratégicas com base em dados precisos e confiáveis.


O BI envolve a coleta de dados de várias fontes e a transformação desses dados em informações úteis e acionáveis, que podem ser usadas para análise, relatórios e tomada de decisões. Isso inclui a utilização de ferramentas de análise de dados e visualização, como dashboards e relatórios, para fornecer informações claras e acessíveis para os usuários.


As soluções de BI também podem incluir recursos de mineração de dados, análise preditiva e modelagem de dados, para ajudar as empresas a identificar tendências e padrões em seus dados e prever resultados futuros. O BI permite que as empresas obtenham uma visão mais completa e precisa de suas operações, o que pode levar a decisões mais eficazes e a melhores resultados de negócios.


Como o BI da Infoqplan ajuda a minha empresa?

O BI da Infoqplan, que recebe o nome de Central de Monitoramento, possui uma série de informações personalizadas que nos possibilita controlar a estratégia digital de todos os clientes, identificar tendências e padrões no desempenho de marketing digital e tomar decisões estratégicas que maximizam o sucesso das campanhas ativas.


Por exemplo, podemos analisar dados de tráfego da página de vendas, conversões em tempo real e de períodos específicos, custos do dia com as ações de Google, Facebook e Instagram, além de um termômetro de mercado que nos ajuda a ter uma certa previsibilidade sobre o momento do mercado como um todo. Tudo isso permite identificar oportunidades de otimização e ajustar as estratégias de marketing digital de nossos clientes, sempre com o objetivo de vender mais!



Principais telas da Central de Monitoramento BI.

A ferramenta BI da Infoqplan é bem personalizável e possui diversas telas de monitoramento que trazem informações do Google Ads, Business Suite da Meta (Facebook e Instagram) e do CRM dos clientes. Para preservar as informações de nossos clientes, vamos apresentar apenas algumas telas sem a identificação das empresas, alguns dados também podem não representar a realidade, sendo meramente ilustrativos.

Temos dois principais termômetros no painel, o primeiro é o termômetro que mede o desempenho de cada cliente, comparando a média esperada de conversões com as conversões reais que aquele cliente vem obtendo em um determinado período. O segundo é um termômetro global que leva em consideração o desempenho de todos os clientes, é o equivalente ao termômetro de mercado, já que ele reflete o comportamento do consumidor em diversos nichos.


A tela de leads ao vivo apresenta em tempo real a conversão de leads de todos os clientes, e logo abaixo descreve os últimos leads recebidos com informações de data, horário exato de conversão e o nome do cliente (ocultado na arte acima).


O primeiro conjunto de gráficos nos trás duas telas de informações. A primeira mostra os leads gerados nos últimos 30 dia por cada cliente, os nomes foram ocultados para preservar as informações, mas cada barra representa um cliente de um nicho diferente e com investimentos em mídia diferente. Por isso, há uma discrepância entre um e outro na quantidade de leads recebidos, clientes que investem o valor de mídia recomendado e mantém regularidade nas recargas, tendem a manter uma boa média de leads e otimizar o investimento a longo prazo.


No segundo gráfico do conjunto podemos observar o engajamento global do mercado com as ações de Google, Facebook e Instagram. É comum um engajamento maior em dias próximo ao 5º dia útil do mês por exemplo, e menor conforme se aproxima do fim do mês.


O segundo conjunto trás 3 gráficos que refletem as conversões. O primeiro mostra o histórico global de conversões nos últimos 30 dias. O segundo (em verde) mostra as principais conversões do dia de cada cliente, elencando os 5 que mais converteram ao fim do dia. O terceiro e último gráfico do conjunto, mostra o histórico de meses com maior conversão.


A última principal tela da Central de Monitoramento, traz uma tabela de controle diário de cada cliente que tem contratado o plano que inclui ações no Google Ads, Facebook e Instagram. As informações são atualizadas em tempo real e flutuam ao decorrer do dia.


Na primeira tabela que traz informações sobre as ações nas redes sociais, podemos verificar 5 informações principais: Impressões, alcance, cliques, CPM (Custo por mil impressões) e Custo dia.


A segunda tabela traz informações sobre as ações no Google Ads, ou seja, as campanhas de anúncio nas plataformas do Google, que pode incluir anúncios no Youtube, rede de pesquisa e rede de display. As principais informações apresentadas são: Impressões, cliques, CTR (Taxa de Cliques), CPC (Custo por clique) e Custo dia.


Por último, na terceira tabela podemos conferir informações sobre a página de vendas dos clientes, conferindo informações como volume de tráfego (visitas) e o tempo médio que as pessoas passam na página.


Entenda o que cada expressão das tabelas acima significam:


Impressões: Quantidade de vezes que um anúncio foi exibido para usuários em uma plataforma de publicidade.


Alcance: Número total de usuários únicos que visualizaram um anúncio durante uma campanha de marketing digital.


Cliques: Número de vezes que um usuário clica em um anúncio e é direcionado para uma página de destino.


CPM: Custo por mil impressões de um anúncio em uma plataforma de publicidade.


CTR: Taxa de cliques, ou seja, o número de cliques que um anúncio recebe em relação ao número total de impressões.


CPC: Custo por clique, ou seja, o valor pago por um anunciante por cada clique em seu anúncio.


Custo Dia: O valor total gasto em uma campanha de publicidade digital durante um dia específico.


Com a tecnologia do Business Intelligence, a Infoqplan garante o monitoramento em tempo real de cada cliente, e se mantém bem alimentada de dados e informações que auxiliam na tomada de decisão, permitindo que façamos ações estratégicas muito bem direcionadas.


A análise e monitoramento dessas informações acontecem diariamente e várias vezes ao longo do dia, além da reunião semanal baseada nas informações da Central de Monitoramento, que tem o objetivo de discutir sobre todos os clientes, mas principalmente sobre aqueles que precisam de alguma ação em sua estratégia digital. O cliente Infoqplan tem suas ações totalmente monitoradas e uma base de dados riquíssima, fundamental para decisões estratégicas e inteligentes.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page