ROI, CPC, CPV… Entenda algumas siglas importantes no marketing digital.
top of page

ROI, CPC, CPV… Entenda algumas siglas importantes no marketing digital.

Siglas são indicadores chave de performance essenciais para métricas de campanhas.

Você já ouviu falar em Roi, Cpc, Cpv e outras siglas que cercam as estratégias de marketing digital? São tantas que às vezes fica difícil entender exatamente o que cada uma significa né? Por isso separamos um guia descomplicado que vai te ajudar nisso.


Primeiramente, precisamos entender que essas siglas são KPIs (Key Performance Indicators), que indicam o desempenho de uma estratégia de negócios geralmente relacionada a métricas de campanhas digitais. São essenciais para uma estratégia de gestão eficiente. Confira quais são as principais KPIs e o que elas indicam:


ROI (Retorno sobre investimento): Representa uma conta utilizada para verificar se o investimento trouxe lucro ou prejuízo. Já ensinamos aqui no blog como fazer esse cálculo, clique aqui para conferir.


CPC (Custo por clique): Mostra ao gestor de anúncios o custo médio que será pago por cada clique que o anúncio patrocinado receber.


CPV (Custo por visita): Se o CPC mostra o custo por cada clique, o CPV é um medidor que mostra ao gestor o custo por anúncio dividido pelas visitas na página, independente se essa visita veio por anúncio ou de forma orgânica. No mundo dos negócios em geral CPV pode também representar o custo do produto vendido.


CPM (Custo por mil impressões): Impressão é o número de vezes que o anúncio foi exibido. A cada mil impressões gera-se um custo, sendo esse o CPM.


CPL (Custo por lead): Valor pago cada vez que um lead é adquirido pela estratégia implementada.


CPA (Custo por aquisição): Valor pago cada vez que um lead adquirido realizar uma aquisição, ou seja, converter de lead para cliente efetivo.


Deu para ficar um pouco mais por dentro das siglas utilizadas no marketing digital? Não é necessário decorar todas, mas entender o que cada uma delas significa pode te dar um olhar diferente sobre a estratégia aplicada nas vendas do seu negócio.




Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!



bottom of page