Estratégia do cliente oculto.

Saiba o que é e como isso pode ajudar nos ajustes do processo comercial.

Você já ouviu falar em cliente oculto? A primeira vista, o termo misterioso pode trazer desconfiança e soar como algo errado, mas na verdade é uma estratégia que busca beneficiar a empresa, diagnosticando pontos do processo comercial que necessitam de ajustes.


A estratégia do cliente oculto consiste em ter uma pessoa de fora, sem nenhum vínculo com a empresa ou funcionários, que vai se passar por um cliente sem o conhecimento de - quase - ninguém da empresa, passando normalmente por todas as etapas de venda até de fato concluir a compra. Tudo deve ocorrer igual ocorre com um cliente normal, a diferença é que este irá fazer um relatório constando todas suas considerações sobre qualidade de atendimento, abordagem e dificuldades que teve durante todo o processo.


O cliente oculto pode ser um profissional de vendas, marketing, comunicação ou até mesmo uma pessoa comum, dependendo do que você quer avaliar dentro da sua empresa, sendo necessários às vezes recorrer até mesmo a mais de um perfil de cliente oculto. Há empresas especializadas no fornecimento de clientes ocultos.


Aplicar a estratégia do cliente oculto pode ser interessante para corrigir falhas no processo de vendas, e descobrir se a equipe está desempenhando seu papel de forma adequada. Empresas que recorrem a tal estratégia, conseguem ajustar as etapas de vendas e proporcionar uma melhor experiência a seus clientes, o que resulta num atendimento de melhor qualidade e mais assertivo.



Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!