Identificando e aproveitando a sazonalidade do seu negócio

É preciso estar ciente que sazonalidade é uma característica normal do mercado, por isso planejamento é importante.


Sazonalidade pode ser compreendida como um período específico onde alguns eventos acontecem. No mundo dos negócios, ela costuma representar épocas do ano onde há um volume de vendas acima ou abaixo da média.


Há sazonalidades gerais, que afetam praticamente todo o mercado, como é o caso do fim do ano, onde as vendas tendem a ser boas para o comércio em geral, e o começo do ano, onde há uma queda nas vendas por ser um período de pagamento de contas. Existe também as sazonalidades de nichos específicos, sorveterias por exemplo tendem a vender super bem nos meses mais quentes do ano, já no inverno é normal e já esperado que as vendas caiam bruscamente, e é aí que o planejamento faz toda a diferença.


Para fazer bom proveito das sazonalidades positivas e não se prejudicar muito nas sazonalidades negativas, é preciso conhecer bem o seu nicho para identificar em quais períodos ele tende a enfrentar esses eventos. Divida seu ano em três partes: período com volume normal de vendas; período com grande volume de vendas; período com baixo volume de vendas. Com essa identificação feita, é hora de se planejar!


Aproveitando as sazonalidades positivas:

Se você sabe que durante determinados meses seu negócio vende mais, busque deixar seu estoque pronto para isso. Aproveite essa época também para lançar novidades e fortalecer laços com seus clientes. O bom uso do CRM é muito importante nessa época, pois é quando costuma aparecer novos clientes, com uma base de dados completa, você consegue disparar campanhas durante os meses de sazonalidade negativa.


Se prevenindo nas sazonalidades negativas:

Nessa época, o investimento em marketing é essencial, como diz aquele ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”; seu cliente precisa te ver para lembrar que você existe. É também uma boa hora para investir em promoções e ser mais flexível nos preços. Se couber ao seu negócio, lance produtos ou serviços complementares para aquela época, por exemplo, voltando no caso da sorveteria, um produto complementar para o inverno poderia ser fondues, chocolate quente e sabores de sorvete especiais para aquela estação. Utilize sua base de contatos para disparar campanhas.


Mantenha a calma durante o período de sazonalidade ruim, pode parecer desesperador ver os clientes diminuírem, mas com planejamento isso será menos sentido. Lembre-se que é só uma fase normal do mercado, e não o fim do seu negócio!



Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!