Métodos para acompanhar seu plano de marketing

Atualizado: Abr 3

Você sabe o que é um plano de marketing? Não? Então, neste conteúdo você vai entender para quê ele funciona e por qual motivo deve colocá-lo em prática!




O plano de marketing é uma forma de planejar estratégias e ações para atingir um objetivo. É essencial que as empresas atualmente busca por planejamento para que os resultados possam ser mais assertivos com relação à venda de produtos, serviços que são oferecidos ou até mesmo engajamento de uma marca.


É muito difícil pensar em crescer no mercado hoje sem considerar utilizar o marketing digital para isso, por exemplo. Já que a internet é nossa maior aliada em relação ao engajamento e visibilidade de uma empresa.


Mas, você deve estar se perguntando: “como colocar o plano de marketing em ação?”, não é tão difícil colocá-lo em prática. Basicamente, você precisa de organização nos processos e visão estratégica. Tendo isso, podemos partir para a ação!


Passo a passo para colocar o plano de marketing em ação


A maneira mais clara de entender como colocar o plano de marketing em prática é realizar o passo a passo. Dessa forma você não se perde e mantém a organização necessária para que todo o processo saia como planejado.


Planejamento


Essa é a primeira e a mais importante das etapas do plano de marketing. É nesse primeiro momento que os objetivos serão definidos e as metas determinadas.


Tendo essas informações, é hora de definir qual caminho seguir para atingir o objetivo final. Por isso, é essencial ter uma equipe preparada e especializada para colocar todo o planejamento em prática.


Uma excelente forma de otimizar o processo de planejamento é aplicar uma metodologia como o ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action - Planejar, Executar, Verificar e Agir) que garante que o processo será analisado e melhorado sempre que necessário.


Pesquisa de mercado


Nessa etapa é importante realizar uma pesquisa sobre quem são seus concorrentes. É essencial saber onde está pisando para desenvolver uma estratégia que “drible” a concorrência.


Além disso, na pesquisa de mercado é possível saber também quem é o seu público e o que ele está buscando. Dessa forma, fica muito mais fácil traçar uma linha.


Por exemplo, se sua empresa está anunciando em um portal b2b de vendas, essa etapa faz com que ela se destaque entre as outras, se tornando referência devido à disposição de atender exatamente aquilo que o público busca.


Análise do público-alvo


É essencial que a empresa tenha conhecimento de quem são os seus clientes e qual é o público que atinge, independente do produto ou serviço que ofereça.


Além disso, a empresa precisa analisar qual é o público-alvo que deseja atingir. Por isso, é importante verificar a situação de cadastro de clientes para entender a quantidade que já está na carteira.


Dessa forma, atingir o resultado desejado se torna muito mais simples, já que a análise entre cliente fidelizados e clientes em captação proporciona uma estratégia perfeita para atingir esses dois públicos.


Cronograma


Não é muito inteligente realizar um plano de ação sem um cronograma, não é mesmo?


Após estabelecer um planejamento, realizar a pesquisa de mercado e analisar o público-alvo, é imprescindível determinar qual será o cronograma das ações.


Com esse controle é possível saber qual será o próximo passo, em que momento agir, monitorar como anda o plano de marketing, realizar o levantamento de informações e, claro, o mais importante: o tempo de cada ação.


Por exemplo, seus leitores estão buscando por “como conquistar pacientes” no seu site e encontram um e-book sobre o assunto, eles clicam, porém, não realizam a ação de baixar o conteúdo. Com o cronograma, você consegue saber em que momento e como agir para mudar essa realidade.


É possível saber quantas pessoas acessam o conteúdo, mas não baixam, quantas pessoas fazem download do conteúdo, quantas pessoas buscam por um determinado assunto e, assim, focar mais ou menos nele.

Mais importante do que colocar o plano em prática, é saber o momento certo de agir.


Vantagens que o plano de marketing proporciona


Já coloquei o meu plano de ação em prática. Mas, e agora? Como vou saber que está dando certo e quais vantagens essa estratégia me proporciona?


Pois bem, é importante realizar sempre o acompanhamento do plano de marketing para ter a certeza de que a estratégia está dando certo. Porém, é possível analisar por outros meios os resultados de colocá-lo em prática.


Algumas das vantagens que essa estratégia proporciona é a minimização dos erros, uma vez que todas as possibilidades já foram estabelecidas e é possível agir antes de o erro ser consumado.


Além disso, o plano de marketing é uma ótima estratégia de gestão organizacional, uma vez que todos os processos já estão pré definidos.


Outra vantagem que o plano proporciona à empresa é a melhora na entrega dos resultados.


No geral, o plano de marketing é extremamente eficiente e eficaz para empresas que buscam aumentar as vendas ou oferecer os serviços com organização. Além disso, proporciona uma gestão interna muito mais prática e assertiva.


Tenho certeza de que após colocar o seu plano de marketing em ação, sua empresa poderá entregar resultados de uma forma muito mais eficiente e com garantia de um retorno considerável no quesito de organização e resultados.


Comece agora mesmo a realizar seu planejamento estratégico e veja como sua empresa pode desenvolver internamente e gerar ótimos resultados aos seus clientes.



Conteúdo produzido por Tarsila Serafim - redatora na empresa Marketing Para Indústria.





26 visualizações