O que é CAC ? E como funciona? (Custo de Aquisição de clientes)

Atualizado: 18 de Dez de 2019

A métrica é essencial para mensurar a saúde financeira de uma empresa



Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o resultado da soma dos investimentos feitos em marketing e vendas pela empresa e dividida pelo número de clientes conquistados no mesmo período. É uma métrica essencial para mensurar a saúde financeira de uma empresa, sendo assim, os analistas de marketing devem se preocupar com as métricas de negócio para tomar decisões conscientes para os planos de ações.


Este número é calculado todo mês, mas é importante considerar algumas variações esporádicas. Por exemplo, se um mês você contratou dois vendedores a mais para ampliar seu quadro de funcionários, o CAC deve aumentar, já que, provavelmente eles não tragam clientes no primeiro mês de trabalho. Mas fique tranquilo, com o tempo, este valor volta a se estabilizar.


Vamos as contas - se os seus investimentos diretos em aquisição de clientes somam R$ 10 mil no mês, e com isso você conseguiu 20 clientes, o seu valor de CAC será de R$ 500. Tendo isso em mãos, basta aplicar a fórmula que foi usada no exemplo acima, veja: CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) / número de novos clientes.

Além disso, você pode seguir os 6 passos abaixo para calcular de maneira adequada:


1 - Defina o período que quer calcular

2 - Identifique todas as despesas com Marketing no período

3- Identifique todas as despesas com Vendas no período

4- Levante o número total de clientes conquistados no período

5 - Some as despesas e divida o total pelo número de clientes conquistados

6 - Agora que possui o valor do CAC, cruze com outras métricas, como Ticket Médio, Lifetime Value e ROI


Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!


17 visualizações