O que é Follow Up e qual sua importância para fechar mais vendas?
top of page

O que é Follow Up e qual sua importância para fechar mais vendas?

Ação ajuda equipe de vendas a concretizar mais oportunidades.

O Follow Up, é uma ação extremamente importante no processo de vendas, mas que muitas vezes acaba sendo ignorado por alguns vendedores, seja por falta de estruturação no funil de vendas ou simplesmente porque desconhecem a eficácia desta ação.


Em portugês, o termo Follow Up pode ser definido como acompanhar, ou seja, nesta ação, que pode ocorrer em diversas etapas, o vendedor acompanha seu lead, dando suporte e trazendo informações que o façam avançar no processo de venda.


Dar suporte ao seu lead, sanando suas dúvidas e apresentando melhor os benefícios dos seus produtos e serviços, faz com que ele lhe enxergue como referência naquele nicho e assim sinta mais segurança para prosseguir com a contratação do serviço ou compra do produto.


É importante executar a ação de Follow Up quando o lead ainda está quente, pois isso aumenta as chances dele prosseguir no processo de venda. Esperar muito tempo para realizar um acompanhamento, abre brecha para ele ponderar demais a respeito da necessidade de adquirir seu produto ou serviço naquele momento, podendo postergar ou desistir da compra, além de que ele pode estar em contato com seu concorrente, e se você não der a atenção e suporte necessário, pode acabar perdendo a oportunidade para outra empresa do setor.


Há diversas maneiras de realizar o Follow Up, e sua abordagem vai depender do meio pelo qual seu lead se sente mais confortável em estar em contato com você. No B2B por exemplo, o Follow Up geralmente acontece através de ligações ou e-mails, pois faz parte da cultura das grandes corporações se comunicar por estes meios, já no B2C o processo pode ser um pouco menos formal e realizado via Whats-App, Skype ou até mesmo pelas redes sociais.


A ação de Follow Up pode ser executada em diversas etapas do processo, inclusive após concretizar a venda, isso mostra a seu cliente uma preocupação além de simplesmente vender, e torna mais sólida a relação entre cliente e empresa, aumentando muito as chances dele comprar com você novamente.




Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!



bottom of page