O que é funil de vendas e como funciona para o meu negócio

Atualizado: 10 de Dez de 2019

O funil de vendas que se dividem em 3 partes: topo do funil, meio do funil e fundo de funil



O funil de vendas é um modelo estratégico de estruturação de como conseguir um cliente, desde o primeiro contato até a finalização da compra. Ele demonstra o caminho percorrido pelo cliente até a aquisição.


Sabemos que a compra ocorre em etapas, principalmente a pesquisa sobre o produto na web. Esta caminhada feita pelo cliente e é monitorada pelo funil de vendas que se dividem em 3 partes: topo do funil, meio do funil e fundo de funil.


No topo do funil está o momento de aprendizagem e descoberta, onde a empresa recebe as visitas de potenciais clientes e são vistos como possíveis soluções para sanar seu problema. O seu papel é informá-lo e educá-lo, ser referência na hora em que ele procure uma informação. Crie conteúdos que precisem serem baixados, adquirindo e-mail, telefone e profissão desse possível cliente, para posteriormente utilizá-lo como mailling.


Chegando ao meio do funil, o cliente já sabe qual o seu desejo/problema que precisa ser resolvido. Você precisa ajudá-lo com conteúdo, seja ela dicas ou ou tutoriais técnicos, artigos aprofundados no seu nicho de mercado. Invista no conteúdo para que seu lead torne-se um cliente qualificado no assunto.


No fundo do funil ele já encontrou a solução no seu produto/serviço e agora deve tomar a decisão de compra na sua empresa. Neste momento, é hora de manter um bom relacionamento e atendimento para negociação de vendas. Este funil se fecha quando cliente fecha a compra e se inicia novos ciclos de monitoramento e revisão para que ele fique cada vez mais eficaz e traga mais leads para seu negócio.


Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!



15 visualizações