O que é inteligência de dados e como funciona?

Na Infoqplan são utilizadas diversas formas de inteligência de dados para otimizar o monitoramento da sua empresa



Muito se fala da importância em ter uma inteligência de dados em meio à transformação digital que toma conta do mercado. Mas na verdade o que ela faz? Muitas dúvidas surgem sobre esse processo, as dificuldades e como garantir que todo esse trabalho de inteligência será estruturado da melhor maneira possível.


A inteligência de dados refere-se às ferramentas e aos métodos analíticos empregados pelas empresas para obter um melhor entendimento a respeito das informações coletadas. Por meio da organização dos dados é possível fazer observações mais corretas e tomar melhores decisões. Quando a inteligência de dados é colocada em prática no dia a dia de uma organização, os colaboradores são incentivados a ter atitudes e percepções mais analíticas, contribuindo para os resultados da empresa.


Tomar decisões baseadas em inteligência de dados é a melhor escolha para as empresas que desejam traçar um caminho certeiro rumo ao sucesso. Hoje é possível armazenar, tratar e gerenciar dados de forma efetiva, permitindo que profissionais e empresas tenham firmeza na hora de realizar uma escolha que pode ser decisiva para os rumos da organização. Tudo isso graças à inteligência de dados.


Talvez a estratégia seja o principal pilar positivo do uso da inteligência de dados, pois não existe decisão estratégica que não leve em consideração os caminhos que os dados apontam. As análises inteligentes dos dados são capazes de mostrar o verdadeiro cenário vivido pela organização, além de ajudar as empresas a realizar um alinhamento estratégico, focando em suas necessidades e objetivos principais.


A inovação também é uma peça chave na inteligência de dados, pois a partir de uma mudança identificada, é possível trabalhar de forma rápida em novos produtos e serviços que atendam às novas demandas dos consumidores, gerando assim um fluxo de inovação que nunca termina.


Diferentemente de algumas ferramentas e soluções tecnológicas, a inteligência de dados se concentra no entendimento das informações. Descobrindo alternativas, resolvendo problemas e identificando tendências para tornar mais assertivas as decisões.


Qual a importância da inteligência de dados para as empresas?


A era digital trouxe a possibilidade de obter uma quantidade enorme de informações em relação aos processos empresariais, tais como:

  • Vendas;

  • Marketing;

  • Histórico do cliente;

  • Atendimento;

Ela auxilia as empresas na avaliação de desempenho dos seus processos, fornecendo informações relevantes aos KPIs (Key Performance Indicators) porque é por meio deles, os KPIs, que as companhias conseguem acompanhar o desenvolvimento de seus colaboradores, impulsionando o time a estar sempre engajado e produtivo, melhorando assim, o seu desempenho. A cada dia a tecnologia surpreende e novas ferramentas e práticas surgem no mercado. Com toda a experiência da Infoqplan, podemos afirmar: nem sempre seu público é aquele que você acha que é, portanto, passamos a observar a imensidão de detalhes de sua performance e assim trazer um olhar renovador. A inteligência de dados é o coração e o cérebro de qualquer ação bem sucedida no mundo das transformações digitais!

Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!







43 visualizações0 comentário