O que é o Marketing de influência?

Estratégia está cada vez mais em alta nas redes sociais.

Nos últimos anos, as redes sociais registraram um boom de criadores de conteúdo que passaram a ser reconhecidos como influenciadores digitais, capazes de influenciar seus seguidores a seguir determinadas tendências de estilo de vida, consumo e posicionamento. Um grande case de sucesso que inclusive extrapola os muros digitais e atinge até mesmo pessoas que não utilizam as redes sociais, são os ex-bbbs Juliette e Gil do Vigor, que num curto espaço de tempo se tornaram figuras reconhecidas nacionalmente com um número astronômico de seguidores e uma plataforma de comunicação extremamente poderosa, que atraiu dezenas de marcas que os procuraram em busca de parcerias publicitárias, algumas delas voltadas para o meio digital com inserção de seus produtos no cotidiano dos novos fenômenos da internet.


Esta estratégia de inserção de determinados produtos ou serviços de uma empresa na rede social de um influenciador digital, é chamada de Marketing de Influência. Muitas vezes o influenciador pode inclusive se tornar o porta-voz da empresa no meio digital, como é o caso recente da Nubank, que contratou a cantora Anitta como o rosto atual da marca.


Pequenas e Médias Empresas:

Utilizar a estratégia do marketing de influência, não se limita somente a grandes empresas. Hoje, pequenas e médias empresas começam a entrar nesse meio em busca de influenciadores regionais, que conseguem alcançar um público mais nichado dentro de determinada região onde a marca tem o interesse de trabalhar.


O influenciador certo para a sua empresa:

Antes de contratar um influenciador para ser porta-voz dos seus produtos no meio digital, é importante se certificar de que o público deste profissional esteja alinhado com seus consumidores, de modo que não faz sentido contratar um influenciador que não converse com o seu público.


Além de filtrar o influenciador correto para divulgar seu produto, você deve ser preocupar também com o modo que isso será feito! Senso crítico nesse momento é muito importante, e é fundamental roteirizar e colocar toda a estratégia no papel por mais simples que ela pareça. Detalhes como qualidade da imagem, vestimenta do influenciador e modo de comunicação, são apenas alguns dos pontos que você deve prestar atenção para certificar-se de que seus produtos e serviços serão divulgados de forma adequada e alinhada a sua marca.



Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!