top of page

Os 4 pilares da transformação digital segundo o Harvard Business Review.

Uso da tecnologia para alcançar maior eficiência nos processos é estratégia de sobrevivência para qualquer negócio - ou se atualiza ou está fora do mercado!

Marketing Digital em Sorocaba - Transformação Digital

Aos empreendedores, entender do que realmente se trata a transformação digital e aplica-la na prática em seu negócio, se tornou uma verdadeira questão de sobrevivência - é uma escolha entre se adequar ao mercado atual ou sair fora dele!


Se você é empreendedor, continue lendo este artigo que preparamos seguindo o conceito de framework da transformação digital apresentado pela Harvard Business Review, conceituada revista de inovação de negócios da Universidade de Harvard.


Neste artigo você confere:

 

O que de fato é transformação digital?

Transformação digital refere-se ao processo de adoção e integração de tecnologias digitais em todas as áreas de uma empresa, incluindo operações, processos internos, relacionamento com clientes e estratégias de negócio. Trata-se de uma mudança fundamental na forma como as empresas utilizam a tecnologia para impulsionar a inovação, melhorar a eficiência, fornecer valor aos seus clientes e manter suas vendas.


A aplicação de tecnologias disruptivas, como inteligência artificial, big data, Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, automação de processos, entre outras, são algumas das ferramentas utilizadas para melhorar a forma como as empresas operam e interagem com seus clientes.


Parece complexo? Calma, vamos resumir para você entender! A transformação digital é a utilização de ferramentas tecnológicas que chegam para substituir ou complementar trabalhos mais "manuais". É uma forma de ganhar uma maior eficiência e inteligência nos processos e economizar recursos humanos, financeiros e principalmente tempo.


Este é um conceito que não tem começo, meio e nem fim, pois está em constante evolução desde que a era digital se iniciou. Se formos pensar em como os escritório redigiam documentos lá atrás por exemplo, virá a nossa cabeça a máquina de escrever, item que hoje em dia não seria nada eficiente para os processos de uma empresa. Essa substituição da máquina de escrever pelos computadores por exemplo, foi uma mudança que faz parte da jornada constante da transformação digital.


O atual estágio da transformação digital.

Estamos em 2023, e a pauta do momento dentro do contexto de transformação digital está sendo o uso das inteligências artificiais (IA) nas empresas. Como ferramentas "fazedoras" de tarefas como o ChatGPT por exemplo tem ajudado empresas a ganharem mais dinheiro?


Agências de marketing, editoras e jornais já utilizam o ChatGPT por exemplo para obter insights de conteúdos para publicações, ganhando assim mais eficiência em produção, já que há uma enorme economia de tempo neste uso. A ferramenta pode também ser utilizada para fornecer dados para uma matéria, uma publicação ou pesquisa.


O uso do ChatGPT não se restringe somente na produção de textos, ele também é muito eficiente em encontrar informações em planilhas, fornecer métricas de base e encontrar informações especificas que antes poderiam levar horas de pesquisa no Google.


As IAs geradoras de imagem também já estão sendo utilizadas para ganhar dinheiro e eficiência. Sites de banco de imagens como o Adobe Stock por exemplo, utiliza geradores de imagem para criar fotos hiper-realistas e vende-las online, eliminando o custo de produção que teria um ensaio fotográfico. Agências de publicidade também já tem acesso a nova atualização do Photoshop que literalmente cria a montagem que você quiser sozinha, eliminando horas de trabalho para um resultado igualmente incrível, o que permite que os designers daquela agência tenham mais tempo e consequentemente consigam atender mais clientes, gerando mais receita!

Dados - Treinamento para equipe de vendas

Os pilares da transformação digital.

Para além das ferramentas de Inteligência Artificial, a transformação digital embora não tenha começo, meio e fim, possui pilares que sustentam uma verdadeira transformação, pois além de implementar algo novo, é preciso que isso seja incorporado de fato na cultura da empresa e faça parte do seu dia-a-dia.


Segundo framework publicado pela Harvard Business Review, existem 4 pilares fundamentais para uma verdadeira transformação digital: infraestrutura de TI, digitalização das operações, marketing digital e expansão.


Infraestrutura: Para dar conta de novas ferramentas digitais é necessário uma modernização na infraestrutura do TI, a fim de garantir que ele suporte softwares, APIs e sistemas digitais que irão entrar nas próximas fases. O TI de uma empresa precisa ser eficiente e moderno, para ter acesso a ferramentas atuais que de fato resultem numa otimização de processos.


Digitalização das Operações: Transformar operações manuais em operações automáticas e mais inteligentes. Neste pilar entram os softwares de gestão como o CRM por exemplo, que conseguem fazer o controle automático dos leads que chegam a sua empresa. Um outro exemplo também são os softwares de agendamento, que conseguem fazer o agendamento automático de consultas e reservas, eliminando a tarefa que antes precisaria ter pelo menos um funcionário dedicado ao trabalho manual.


Marketing Digital: Não existe transformação digital sem marketing digital! Este pilar é o responsável por atrair clientes para o seu negócio através da geração de leads pelos anúncios em ferramentas de busca como Google e redes sociais. As pessoas fazem cada vez mais buscas online para comprar algo ou contratar algum serviço, e sem o marketing digital um negócio está fadado a falir com a diminuição de clientes sendo cada vez mais brusca pela falta de uma estratégia de posicionamento competitivo nos meios digitais.


Expansão: Como resultado do ganho de eficiência e otimização dos processos, a empresa que conseguir estabelecer com sucesso a cultura da transformação digital, chegará a um cenário de oportunidades de expansão, seja criando novos produtos, oferecendo novos serviços ou encontrando uma nova forma de vender. Este é o último pilar que estabelece uma transformação digital solidificada e de sucesso.


Transformar ou perder!

Não tem jeito! Seja num pequeno, médio ou grande negócio a transformação digital é uma imposição do mercado atual, e quem não segui-la, inevitavelmente acabará ficando cada vez mais defasado perante aos concorrentes do mesmo nicho, até o completo desaparecimento. É isso, transforma ou perde mercado até falir!

 

Sobre a Infoqplan!

A Infoqplan é uma assessoria em vendas digitais que atua há mais de 12 anos no mercado de marketing digital. Localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, atendemos clientes de diversos nichos tanto no Brasil quanto no exterior. Trabalhamos com um método exclusivo focado em gerar resultados (vendas) através dos canais digitais, como Google, Facebook, Instagram e páginas na internet. Nosso objetivo é digitalizar parte da sua operação comercial e profissionalizar seu time de vendas para cada vez gerar mais resultados de forma consistente.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page