Pensar depois da crise e agir agora

O caminho é refletir, reinventar e ressignificar a razão de existir de cada posicionamento e iniciativa de comunicação digital da sua empresa



Diante de inúmeras incertezas, como é possível equilibrar a necessidade de não perder espaço no mercado – e na memória dos consumidores – com o cuidado de não soar oportunista ou desconectado da realidade?


A pandemia reforçou, de forma inédita, o papel das marcas também serem capazes de mudar rotas de planejamento e orientar seus consumidores. Algumas atuaram rápido, reconhecendo a urgência de alterar iniciativas já planejadas, assumindo sua responsabilidade como parte do coletivo.


Um estudo interno feito pelo Twitter nos Estados Unidos sobre o tom de comunicação das empresas em meio à pandemia mostra que dois terços das pessoas têm interesse em ouvir o que as marcas têm a dizer, mas 90% opinaram que elas devem rever a forma como se comunicam.


Mais do que com consumidores, estamos falando com cidadãos, que compartilham das mesmas demandas urgentes neste momento. Por isso, é fundamental ter muita cautela para se manter relevante.


Para manter a relevância nas plataformas sociais, devem adotar uma linguagem simples, direta e solidária, levando informações que demonstrem seu real compromisso com o interesse coletivo, destacando as atitudes que estão realizando no combate à crise.


O Bradesco, o Santander e o Itaú Unibanco fizeram uma parceria. Juntos, os três bancos estão investindo R$ 282 milhões na importação de equipamentos médicos, como respiradores e tomógrafos; importação de cinco milhões de testes rápidos para detectar a Covid-19; e em doações para a confecção de 15 milhões de máscaras.


O iFood anunciou um fundo de R$ 52 milhões para apoiar pequenos restaurantes e entregadores. Esse tipo de postura possibilitou que essas marcas participassem das conversas sobre o assunto e trouxessem informações relevantes para a audiência.


Devemos estar atentos e trabalhando para contribuir também para além da turbulência e fazer a nossa diferença no mercado com responsabilidade, agindo no presente e pensando no futuro.


Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!


32 visualizações