Taxa de Retenção de clientes: saiba como calcular.
top of page

Taxa de Retenção de clientes: saiba como calcular.

Métrica de Customer Retention Rate, é utilizada para medir a porcentagem de clientes que permaneceram em seu negócio ao longo de um determinado período.

Tão precioso quanto conquistar novos cliente, é retê-los. A capacidade de uma empresa em manter uma carteira positiva de clientes ativos pelo maior tempo possível, irá gerar uma série de benefícios que a médio-longo prazo irá estabilizar seu lucro médio e abrir espaço para estratégias mais robustas que visam uma expansão mais segura do negócio.


Ao passo que a retenção cresce, tanto em quantidade de clientes quanto em tempo médio de fidelização com a empresa, abre-se espaço para um expressivo aumento no faturamento com a prospecção de novos clientes que iram passar pelo mesmo processo para se tornarem clientes fieis com uma jornada maior de compra dentro do seu negócio.



Como calcular a minha retenção?

A métrica de Customer Retention Rate, é utilizada para medir a porcentagem de clientes que permaneceram em seu negócio ao longo de um determinado período. Normalmente, essa taxa é calculada mensalmente, mas você pode definir o período que faz mais sentido para o seu negócio.


O calculo é simples, e leva em consideração 4 dados: número de clientes no início de um período, número de novos clientes adquiridos neste mesmo período, número de clientes perdidos e número de clientes ao final do período. Confira o exemplo:

  • (CI) Clientes no início do período: 100

  • (CA) Novos clientes adquiridos: 40

  • (CP) Clientes perdidos: 20

  • (CF) Clientes ao final de um período: 120

Se você iniciar o período com 100 clientes, ganhar 40 e perder 20, o saldo final de clientes neste período será 120. Sendo assim, o cálculo fica da seguinte forma:


(120-40 = 80) (80/100 = 0,8) e (0,8 x 100 = 80%) – Taxa de retenção: 80%


Segundo referências globais de performance, o ideal, é que a taxa de Customer Retention Rate fique entre 93% e 95%, permitindo que a empresa perdesse no máximo 7% de seus clientes para considerar-se com uma taxa de retenção alta.


Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page