Porque os empresários não conseguem tirar férias?

Atualizado: Jan 9





Em 10 anos como empresário, senti na pele como é difícil não poder dedicar tempo para minha família, meus amigos, meus hobbies e também meu lazer.

Como todo empreendedor, eu queria ver meu negócio dando muito certo e para isso me dediquei muito à empresa, o que me deixava com um sentimento muito forte de gratificação ao ver o seu crescimento exponencial.

O problema é que se eu me afastava um pouco da operação, das atividades do dia a dia da empresa, as coisas não funcionavam e os problemas surgiam literalmente da noite para o dia, e por isso, eu tinha que me manter sempre muito próximo, me limitando a ficar no escritório e criando um gargalo para o crescimento da empresa.

Quem me conhece sabe que sou fã de tecnologia e gestão, e comecei então a estudar muito sobre como ter uma empresa que funcionasse sem a presença do dono. Minha principal referência foi um livro fantástico do Tim Ferriss com um título super sugestivo: “Como trabalhar 4 horas por semana”. E aí, depois de tanto conceito e teoria, resolvi partir para ação, arregaçar as mangas e colocar em prática!

Decidido a livrar meu tempo para cuidar apenas da estratégia do meu negócio e com isso ter tempo para tirar férias, viagens e participar de eventos sociais, cheguei numa fórmula de ouro.

E o melhor: em uma das minhas viagens, tive uma sacada que mudou a minha vida.

Resolvi que chegou a hora de compartilhar!

Se você tem aquele mesmo sentimento que eu tinha, de apenas se dedicar a atividades operacionais dentro da sua empresa e realmente estiver querendo mudar radicalmente a sua rotina e sua mente para ser um empresário de sucesso e com tempo livre, sugiro que leia as minhas dicas:

1) Mapeie cada processo da sua empresa

Desenhar os processos da sua empresa permite você determinar um padrão para que as suas atividades aconteçam, além de ser possível identificar gargalos na operação, que é o principal vilão da sua equipe, pois gera stress e cria um clima de urgência.

2) Crie um FAQ e o mantenha atualizado

Quantas vezes não repetimos a mesma orientação para os colaboradores, clientes e até mesmo para os nossos fornecedores?

FAQ são as perguntas mais frequentes que acontecem na rotina da sua empresa e você não tem noção do quanto uma simples lista de perguntas e respostas pode contribuir para te dar mais tempo livre. Sugiro você iniciar com uma lista de 30 perguntas e testar por 1 semana!

3) Faça um check list das suas tarefas diárias

Reserve 15 minutos antes de iniciar o seu dia para fazer uma lista dos seus afazeres e foque nela, custe o que custar. Isto irá ajudá-lo a reduzir e muito as urgências da sua rotina, pois pois vai permitir que você se adiante perante aos problemas que possam surgir no passar das horas. É importante que você também classifique as suas tarefas por prioridades!

4) Pare agora e avalie de perto como está a produtividade dos seus colaboradores

Como a maioria dos empresários não cuidam do que realmente é importante, acabam ignorando também uma ferramenta importante que é a avaliação de desempenho da sua equipe, como diria “o que não é medido, não é gerenciado”.

Esta ação pode transformar a produtividade da sua empresa e melhorar de forma extremamente positiva o clima da sua organização.

5) Seja mais exigente com a porta de entrada da sua empresa

Pode acreditar, o principal ingrediente para você ter mais tempo livre é ter pessoas de alta performance atuando com você, portanto, repense o seu processo seletivo. Para encontrar a pessoa certa é preciso ter um processo seletivo bem planejado e saber identificar qual o perfil ideal para cada cargo disponível.

Agora quer saber de fato o que mudou a minha vida?

Comecei a descobrir que todas as vezes que estava de férias eu me desapegava da empresa e isso me permitia vê-la de um outro ângulo, ver coisas que não observa antes, entende?

O não envolvimento sentimental com o processo me fazia ver as coisas de forma mais “fria” e por isso com mais lógica. Comecei a enxergar as coisas de forma tão panorâmica, que me sentia como se tivesse a oportunidade de viajar para o futuro vendo tudo que a empresa poderia trilhar, mas já vislumbrando o sucesso!

Colocar em prática todas essas estratégias me proporcionaram assistir de camarote a algo que considero incrível: ver a minha empresa crescendo a cada mês e ao mesmo tempo ir tirando férias num espaço de tempo cada vez menor…

Espero que tenha contribuído e até a próxima!



#ComunicadorCorporativo #ERP #Férias #Google #GoogleApps #SistemadeGestão #Website

43 visualizações