Você Sabia que seu E-mail tem um Limite de Envios?
top of page

Você Sabia que seu E-mail tem um Limite de Envios?



Muitas pessoas não sabem disso, mas todo servidor de e-mails profissional possui uma limitação com relação a quantidade de e-mails que os usuários ou o domínio como um todo podem enviar num determinado período de tempo. Possivelmente você já tenha passado ou passa pela seguinte situação: escreve um e-mail e começa a enviar para uma relação de pessoas, sendo e-mail por e-mail ou apenas um e-mail com vários endereços em cópia, até que uma mensagem de erro toda em inglês chega em sua caixa de entrada, a qual é desconsiderada, e então, tempos depois, você descobre que nem todas as pessoas para quem você enviou sua mensagem à receberam.

Esse tipo de situação é muito comum, principalmente em empresas com muitas contas de e-mail corporativas num mesmo domínio ou que façam uso de um fluxo muito grande de envio de e-mails para listas de contatos. Mas por que existe esse limite?

O limite é imposto pelos servidores de hospedagem para garantir a segurança e integridade do domínio de seus clientes. Como assim? Imagine a seguinte situação, eu decido começar a realizar disparos de e-mails marketing para uma lista de e-mails que eu comprei pela internet, utilizando minha conta de e-mail corporativa contato@meunegocio.com.br, prática comum ainda em muitas empresas, porém que é altamente repudiada na internet. Nessa lista de e-mails eu começo a enviar mensagens aleatórias para diversas pessoas que talvez nunca nem tenham ouvido falar de mim.

Os servidores por onde essas mensagens vão passando vão registrando o que ocorre com essas mensagens, como por exemplo, quantas foram recebidas, quantos e-mails voltaram por que não existem, quantas pessoas receberam e denunciaram a mensagem como SPAM, entre outras situações que podem ocorrer. Quando esses servidores identificam uma atividade suspeita de SPAM como essa eles adicionam o domínio do e-mail (@seunegocio.com.br) nas chamadas black lists. Essa é uma ação automática que se dá para proteger os usuários contra esse tipo de atividade na internet, e uma vez que seu domínio é incluído em uma dessas black lists, os servidores passam a identificar todos os e-mails enviados a partir desse domínio (contato@seunegocio.com.br, diretoria@seunegocio.com.br, comercial@seunegocio.com.br, financeiro@seunegocio.com.br) como potenciais SPAM’s, e portanto suas mensagens deixam de chegar na caixa de entrada de seus clientes.


Imagine o tamanho do problema se o seu endereço de e-mail responsável por envio de notas fiscais ou de boletos de cobrança parar de entregar as mensagens na caixa de entrada de seus clientes? Imagine se as propostas geradas pelo seu departamento comercial chegarem sempre na caixa de SPAM dos prospects e esses acabarem fechando com seus concorrentes simplesmente por não terem visto seu e-mail?

Por esse motivo, os servidores de e-mails profissionais impõem essa limitação, que pode variar de servidor para servidor. O servidor de hospedagem da Locaweb, por exemplo, impõem o limite de 100 mensagens por hora para cada caixa postal do seu domínio, limitado ao envio de 1.000 mensagens por hora para todo o domínio, ou seja, 1.000 entre todas as caixas de e-mails.

Já o Gmail for Works da gigante Google garante até 2.000 mensagens por conta por dia, não por domínio, sem limitação por hora, sendo mais flexível para momentos onde for extremamente necessário o disparo de um ou outro e-mail em massa, ao mesmo tempo que garante total segurança para seu domínio, não é a toa que é o único servidor de e-mail que garante a entrega de todas as suas mensagens sempre na caixa de entrada do seu contato.

Se o seu servidor de hospedagem for outro, procure sobre o limite de envio na internet, e caso não encontre nenhuma informação sobre isso, mude de servidor, pois sem essa proteção, talvez seu domínio já esteja em alguma black list, para consultar clique aqui e insira seu domínio.

Agora que você tem uma noção maior das quantidades de mensagens que pode enviar, já pode lidar melhor com a distribuição de seus e-mails, e se não está satisfeito com o seu serviço, mude já para o G Suite, pois esse é, sem dúvida, o melhor servidor de e-mails do mundo, e irá garantir para você e sua empresa muito mais mobilidade e segurança.


bottom of page