6 Pré-requisitos para sua equipe de vendas ter sucesso com o marketing digital

Atualizado: 18 de Dez de 2019




Gerar vendas se não for uma das maiores é a maior preocupação dos empresários, não é mesmo?


Neste artigo, vou compartilhar com você quais são os principais "ingredientes" que a sua equipe precisa ter para gerar vendas de forma mais produtiva, levando em conta este novo cenário que foi totalmente transformado pelo marketing digital.


Então vamos lá...


#1. Estrutura é tudo! Tenha as pessoas certas

Este item vale uma atenção especial, por isso não é a toa que ocupa o primeiro lugar da nossa lista!


Para uma equipe de vendas ter sucesso, antes de qualquer coisa é preciso que tenha as pessoas certas, pois para realizar todas as atividades e tarefas de forma correta dentro de um departamento de vendas é preciso se dedicar integralmente para esta função.


Em alguns casos, o dono do negócio acaba assumindo este papel integralmente, porém, se não houver um bom planejamento e não priorizar a contratação e formação de uma nova pessoa na equipe para ocupar esta função, isto pode se tornar extremamente crítico, pois não será possível realizar todas as tarefas como alimentação do sistema de vendas, prestar um bom atendimento aos clientes, registro de todo histórico de atividades e fazer os follow-ups necessários com as oportunidades de negócios em andamento.


Além disso é claro, é muito importante que a equipe tenha um local de trabalho profissional, com equipamentos e as ferramentas necessárias para que ela tenha condições de executar plenamente as suas atribuições e responsabilidades.


As vezes o improviso pode custar mais caro do que você imagina! (R$)


#2. Um bom líder para sua equipe

Independente do tamanho da sua equipe de vendas, é crucial que ela tenha uma líder, um profissional que poderá mostrar a equipe qual caminho percorrer, quais metas devem ser batidas, que tenha visão estratégica e que esteja comprometido com o crescimento da empresa como um todo.


É comum o dono do negócio assumir este papel o que teoricamente não é um problema, porém, se não for respeitado a dica nº 1 que é ter uma equipe profissional, isto poderá facilmente se transformar numa grande desorganização e esta pessoa ao invés de servir de apoio ao time, acabará sendo obrigada a se dedicar a atividades extremamente operacionais que, se não forem bem organizadas, fatalmente prejudicará as atividades do setor de vendas e trará prejuízos financeiros.


#3. Capacitação e treinamentos

Para que o colaborador tenha condições de realizar as tarefas previamente definidas e assumir responsabilidades é crucial que tenha o conhecimento e competências técnicas necessárias, portanto, capacitar a sua equipe de vendas desde o primeiro dia de trabalho é fundamental.


É de grande importante também, que os treinamentos aconteçam de forma contínua, já que uma empresa que investe recursos em treinamento de pessoal colherá resultados cada vez melhores!


#4. Invista em tecnologia e ferramentas

Em grande parte da história, vence a guerra quem tem a melhor tecnologia, não é mesmo? Com a sua equipe de vendas não é muito diferente, ainda mais nos dias atuais onde o marketing digital criou uma verdadeira transformação no setor de vendas das empresas e organizações!


Portanto ter um sistema profissional para gestão do seu processo de vendas, além de facilitar a sua rotina, poderá trazer mais tempo para você focar nas tarefas que são de fato importantes e que contribuem diretamente para sua meta de vendas.


Com um sistema CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) você poderá gerenciar todas as informações dos seus clientes de onde estiver, conectar toda sua equipe de trabalho em um só dispositivo, receber lembretes automáticos das suas tarefas, receber recomendações e insights das suas contas e consultar os principais resultados de vendas em tempo real, sem precisar ficar tabulando dados em planilhas antigas e consequentemente aumentar a satisfação e retenção dos seus clientes.


#5. Faça alinhamentos periódicos de resultados

Como diria Peter Drucker, o que não pode ser medido, não pode ser melhorado! Por este simples motivo, as reuniões de alinhamento de resultados são extremamente necessárias para as empresas.


Você pode estabelecer uma agenda semanal, quinzenal ou mensal, isso vai depender da dinâmica do seu negócio, mas é importante que esses compromissos fiquem claros para todo time poder se programar com antecedência e providenciar as informações necessárias para que se tenha uma reunião produtiva.


Uma das obrigações da equipe de vendas é fornecer a quantidade de oportunidades comerciais que foram trabalhadas no período, quais se concretizaram em negócio fechado e quais foram as objeções apresentadas pelos leads nos casos de não fechamento da venda.


A grande pergunta que nunca deve sair de pauta neste caso é: Quanto foi investido e quanto retornou até o momento? O velho, famoso e conhecido ROI.


#6. Tenha um canal poderoso de prospecção e geração de leads

De nada vai adiantar todos esses esforços até aqui se a sua equipe de vendas não tiver demanda para trabalhar, ou seja, potenciais clientes ligando, enviando e-mails ou chamando no WhatsApp querendo mais informações do seu produto ou serviço.


Há poucos anos atrás a prospecção de clientes era tarefa de inteira responsabilidade do vendedor, porém, com a chegada do marketing digital as coisas mudaram...e muito! O marketing digital inverte a ordem das coisas e ao invés de irmos atrás do cliente para oferecermos um determinado produto, agora é possível gerar conteúdo relevante e ter anúncios nas mídias sociais por exemplo, que despertem o interesse de um público potencial e estes passam a vir até a sua empresa como num passe de mágica! Não é demais?


Tendo conhecimento disso, fica mais fácil compreender porque é de extrema importância ter uma agência ou assessoria de vendas parceira, que atue diretamente neste processo de geração de leads e acompanhe de perto o time de vendas da sua empresa.


Se essa dupla marketing digital x equipe de vendas funcionar legal, pode ficar tranquilo e ter certeza que é sucesso na certa!!!







Wesley Fernandes

CEO da Infoqplan, formado em análise de sistemas de informação e gestão estratégica de negócios, já ajudou mais de 100 empresas a crescerem aumentando significativamente o seu faturamento, é especialista em conversão e vendas digitais para empresas de pequeno e médio porte.

0 visualização