Gatilhos mentais que vão te ajudar a vender mais!
top of page

Gatilhos mentais que vão te ajudar a vender mais!

Técnica que estimula seu cliente a agir pode te ajudar a fechar mais vendas.

O cérebro humano é naturalmente pré disposto a sempre agir diante de qualquer situação, e há algumas técnicas capazes de direcionar essa ação e influenciar na decisão do cliente.


Os gatilhos mentais, são ambientes criados para estimular o cliente a tomar determinada decisão, isso pode ser feito através de imagens, frases, palavras, sons ou cheiros. No marketing, algumas técnicas de gatilho mentais podem ajudar você a vender mais.


Senso de urgência e escassez:

Usar frases e/ou palavras como “Atenção, oportunidade única!”, “Últimas unidades disponíveis”, “Coleção Limitada” ou “Restam poucas vagas” são alguns exemplos que passam ao cliente essa sensação de urgência ou de algo super limitado que está acabando, e que ele precisa agir imediatamente se quiser garantir determinado produto ou serviço.


Exclusividade:

As pessoas gostam de se sentirem exclusivas, e utilizar isso como gatilho mental pode ajudar numa maior conversão das vendas. Campanhas baseadas em lista de espera, por exemplo, transmitem essa sensação de exclusividade, algo que poucas pessoas podem ter, e que logo acaba atraindo muitas pessoas. A Nubank por exemplo, é uma empresa que utiliza muito esse recurso. Outro modelo de gatilho de exclusividade é fornecer um desconto a seu cliente, mas simplesmente jogar um cupom de desconto não costuma ser muito efetivo, agora se você falar algo como “Conversei com meu gerente aqui e consegui um desconto exclusivo de 20% para você fechar com a gente hoje!”, já torna a proposta muito mais interessante e exclusiva.


Prova Social:

Nada mais eficiente do que utilizar sua clientela para atrair mais clientes. A prova social nada mais é do que mostrar para pessoas interessadas em seus produtos ou serviços, que existem outras pessoas que já adquiriram aquilo e estão totalmente satisfeitas. As pessoas gostam de pertencer a algum lugar, então criar um ambiente ao qual elas podem se pertencer consumindo seu produto ou serviço, é uma estratégia arrebatadora muito utilizada por grandes empresas como Apple e Netflix. Repare na necessidade que essas empresas criam de você consumir os produtos deles para pertencerem a um grupo social.


Autoridade:

Por último, outro gatilho mental que funciona bastante e é construído com o tempo, é a autoridade que sua empresa tem dentro do nicho de mercado. Há exemplos de autoridades que são indiscutíveis ao ponto das pessoas chamarem pelo nome da marca quando querem se referir a determinado produto ou serviço. Uma vez que sua empresa adquiriu autoridade, você pode explorar isso como um gatilho mental que irá dar segurança às pessoas para adquirirem aquilo que você oferece.




Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!



bottom of page