Como fazer um Brainstorming produtivo
top of page

Como fazer um Brainstorming produtivo?

Algumas dessas ideias podem ser lapidadas em soluções originais e criativas para um problema



Pra quem ainda não conhece, essa técnica baseia-se em estimular o surgimento de soluções criativas. Em português, a “tempestade de ideias”, é feita em uma reunião com a equipe da agência e permite o compartilhamento de ideias, soluções e insights valiosos para a empresa.

É fundamental que o brainstorming envolva um número elevado de participantes, de preferência reunindo pessoas ativas na empresa, mas que tragam perspectivas diferentes. Essa pluralidade de ideias é o pilar da técnica.


No entanto, algumas dessas ideias podem ser lapidadas em soluções originais e criativas para um problema, enquanto outros podem surgir com mais pensamentos imaginativos. Isso ajuda os colaboradores a se soltarem, ao se “mexer” para fora de seus modos normais de pensar.


Portanto, organizar uma dinâmica de grupo nesses moldes serve para possibilitar a aceleração do processo criativo. No fim das contas, o filtro imposto ao término da reunião elimina ideias que, não fosse o desenvolvimento do brainstorming, poderiam soar como mais relevantes do que realmente são.


Podemos dizer que a principal, ou mais comum, aplicação do brainstorming é na elaboração de campanhas de marketing. Seja para fins de branding, seja para elaborar o lançamento de um produto, a técnica dá um ar mais original aos esforços da marca para se comunicar com o grande público.


Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!




bottom of page