Comportamento: como os brasileiros usam o WhatsApp para realizar compras?
top of page

Comportamento: como os brasileiros usam o WhatsApp para realizar compras?

Estudos trazem dados sobre o comportamento de consumo dos brasileiros pelo WhatsApp.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado do Brasil, com cerca de 120 milhões de usuários ativos em todo o país. O sucesso do aplicativo é tanto, que acabou modificando até mesmo o comportamento de consumo do usuário brasileiro, que passou a utilizar o mensageiro como uma forma de entrar em contato com empresas e realizar compras, o que levou a criação do WhatsApp Business, variação do aplicativo que é voltado exclusivamente para as empresas gerenciarem suas vendas.


Separamos alguns dados interessantes a respeito do comportamento de consumo do brasileiro pelo WhatsApp, que servem como um alerta para as empresas que ainda não estão utilizando o aplicativo para vender ou não estão dando a devida atenção a este meio de comercialização.


⅓ dos usuários já compraram pelo WhatsApp.

Segundo dados da Dunnhumby, cerca de 40 milhões de brasileiros já utilizaram o WhatsApp para realizar algum tipo de compra.


Comportamento mudou depois da pandemia.

Estudo realizado pela Ipsos, aponta que 35% dos usuários passaram a comprar pelo WhatsApp depois do início da pandemia de Covid-19 no Brasil.


42% dos usuários fecham as vendas.

Ainda segundo dados da Ipsos, 42% dos usuários realizam a compra após verem as fotos do produtos no WhatsApp.


Melhor dia e horário.

O dia que as pessoas mais tendem a realizar compras pelo WhatsApp é sexta-feira, e o melhor horário é entre as 19h00 e 20h00. Restaurantes e lanchonetes são as categorias que lideram as vendas nesta faixa.


Fim de Ano.

Em 2020, 42% dos usuários enviaram mensagens a empresas durante o período de festa de fim de ano, segundo dados da YouGov.


Classe predominante.

Segundo dados do Kantar, 47% do volume de compras registrado na plataforma durante o primeiro trimestre de 2021, foi de pessoas da classe C.



Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!



bottom of page