Como ter uma equipe de vendas vencedora?

Atualizado: Jul 5

Características de um time de sucesso para inspirar sua gestão!

Gerenciar uma equipe de vendas e estimulá-los a atingirem uma performance de sucesso de maneira saudável, pode ser desafiador. Se formos fazer uma analogia com o corpo humano, o departamento de vendas poderia ser comparado ao coração, responsável por bombear sangue a todos os outros órgãos, que dependem de seu bom funcionamento para sobreviverem. Se o coração para, o corpo morre, se as vendas param, a empresa morre.


Mais do que vender, um time de sucesso precisa atrair, conquistar e fidelizar o cliente, para que esse passe a virar "recorrente" e faça boas recomendações, que irão te trazer ainda mais clientes, e esse ciclo vira uma bola de neve que irá trazer desempenho, evolução e estabilidade para a sua empresa. Mas como treinar uma equipe de vendas para que essa se torne um absoluto sucesso? Confira algumas características de equipes de vendas vencedoras.


💰Investimento em treinamentos:

Serve tanto para uma equipe de longo período na empresa, quanto para os novatos. Investir em treinamentos pode mudar completamente a performance de sua equipe. Além dos treinamentos principais como de técnicas de vendas e treinamento de uso do CRM, existem outros não tão específicos mas que podem acrescentar muito no seu time, como cursos para fortalecer a comunicação, fonoaudiologia, etiqueta comportamental, storytelling e negociação avançada.


💰Bom uso do CRM:

O CRM é uma ferramenta essencial e que faz toda a diferença dentro de uma empresa. Fazendo o uso correto do software, é possível extrair dados confiáveis que irão possibilitar ajustes e melhorias na estratégia e processos comerciais, além de guiar outros departamentos na tomada de decisões. Outra vantagem do CRM é o armazenamento de dados e informações, que serão úteis para o fortalecimento do relacionamento com seu cliente, pois terá toda sua base de histórico em toda sua jornada com a empresa.


💰Política de remuneração justa:

Escolha uma política de remuneração adequada e que faça sentido para o seu negócio: os vendedores terão salário fixo mensal? Será só comissão? Ou vai trabalhar com o modelo salário fixo + comissão? Além de optar pelo modelo que melhor se ajuste ao seu negócio, tenha sempre em mente que é importante manter sua equipe de vendas motivada de alguma forma, vendedor desanimado não prospecta cliente.


💰Reconhecimento das limitações:

Sobrecarregar sua equipe de vendas pode ser desastroso, principalmente quando todos eles trabalham em um mesmo ambiente juntos, o clima pesado e de esgotamento pode gerar um efeito dominó que poderá causar uma drástica queda na produtividade e consequentemente nas vendas. Invista em atividades de relaxamento periodicamente, coffee break e ginástica laboral podem ser uma boa alternativa para realinhar o time!


💰Espírito de equipe:

Quando se trabalha em equipe, é importante reconhecer o mérito de todos no processo, e demonstrar essa valorização para cada funcionário que tornou tal conquista possível. Isso mantém toda equipe motivada e engajada com as metas da empresa.


💰Organização:

Um ambiente de trabalho agradável e organizado influencia muito na motivação dos funcionários. O gestor deve prezar pela limpeza, organização, confiança e clara comunicação entre a equipe, ninguém trabalha bem em um ambiente barulhento, sujo ou mal iluminado.


💰Alinhamento:

Certifique-se de que sua equipe de vendas esteja bem alinhada com as metas e estratégias da empresa, que entenda bem cada detalhe do planejamento da organização e que a comunicação entre todos esteja clara, a fim de evitar falhas no processo de vendas.


Além de focar no planejamento da sua empresa, tenha a sensibilidade em compreender que haverá dias, que mesmo aplicando todos esses elementos, a equipe de vendas poderá não ter um bom desempenho, e isso é normal, há fatores externos do mercado que estão fora do alcance do seu time, e nesses momentos é necessário recalcular a rota e não se desestabilizar!




Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!



11 visualizações0 comentário