top of page

Entenda o que é público-alvo e veja como defini-lo corretamente para vender mais.

Definir corretamente o público-alvo do seu negócio é essencial para otimizar o seu orçamento com marketing e vender mais gastando menos.


Entenda o que é público-alvo e veja como defini-lo corretamente para vender mais.

Definir o público-alvo do seu negócio é crucial não só para adequar o produto ou serviço às necessidades dos seus consumidores, mas também para direcionar os esforços de marketing de forma precisa e eficiente, evitando assim desperdícios de recursos e maximizando seus resultados.


Neste artigo você irá entender o conceito de público-alvo e obter dicas práticas para conseguir ter bem definido qual é o tipo de público que busca adquirir seus produtos ou contratar seus serviços.

Neste artigo você confere:


Qual a definição de Público-Alvo no Marketing?

Público-alvo é o grupo de consumidores que uma empresa define como seu principal alvo para vender seus produtos ou serviços. Esse grupo é composto por pessoas que possuem características demográficas, psicográficas, comportamentais ou geográficas semelhantes, e que as tornam mais propensas a se interessar pelo tipo de produto ou serviço que a empresa oferece.


Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, define público-alvo como "o conjunto de compradores que compartilham necessidades ou características comuns que a empresa decide servir".


Segundo Kotler, o público-alvo é uma parte importante do processo de segmentação de mercado, que é a divisão do mercado em grupos menores e mais homogêneos de consumidores com necessidades e preferências similares. A partir dessa segmentação, a empresa pode definir o público-alvo mais adequado para o seu produto ou serviço e direcionar suas estratégias de marketing para atender às necessidades específicas desse grupo.



4 Passos para definir o Público-Alvo no seu negócio.

Para descobrir e definir um público-alvo para o seu negócio, será necessário mergulhar em uma série de análises de mercado em geral, do seu nicho em específico, da sua concorrência e dos tipos de dores que o seu produto ou serviço resolvem.


Faça uma análise das característica do seu produto ou serviço.

Comece definindo as características do que você oferece, como funcionalidades, benefícios e diferenciais. Se faça a seguinte pergunta: "Qual dor o meu produto ou serviço resolve?"


Neste sentido, dor é a necessidade que um grupo de pessoas tem e que o seu produto ou serviço pode solucionar. Isso ajudará a identificar quem são as pessoas que têm mais chances de se interessar pelo que você oferece.


Analise o mercado e seus concorrentes.

Faça uma pesquisa de mercado para entender quem são seus concorrentes, como eles estão posicionados e quem são seus clientes. Vá até o seu concorrente, passe por toda jornada de compra dele e veja que tipo de experiência ele está oferecendo a seus clientes.


Anote tudo! Tudo aquilo que te surpreendeu, aquilo que ele deixou a desejar e aquilo que você identificou que ele pode melhorar. Isso ajudará a identificar oportunidades e lacunas no mercado, bem como a definir como você pode se diferenciar e se posicionar diante da concorrência.


Analise as características do seu público.

Identifique as características do seu público-alvo, como idade, gênero, renda, escolaridade, comportamento de compra, valores, interesses e hábitos de consumo. Essa definição será importante para precificar seu produto ou serviço, se posicionar como marca de acordo com a linguagem do seu público, e criar uma persona que te ajude a entender o que o seu público pensa, vê, fala, como age e quais são as coisas que ele valoriza.


Crie uma Persona.

A partir das informações coletadas, crie uma persona, que é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Essa persona deve incluir características demográficas e psicográficas, bem como objetivos, desafios e necessidades relacionados ao seu produto ou serviço.


Para criar a persona ideal para o seu negócio, siga uma base de segmentação para que você possa chegar em um perfil muito bem definido, e não tão generalista. Isso será um grande diferencial para ter o seu produto ou serviço bem posicionado.


Base de segmentação.

Base de segmentação é o conjunto de critérios ou variáveis que são utilizados para dividir um mercado em segmentos menores e mais homogêneos de consumidores. Essas variáveis podem ser diversas, tais como características demográficas, geográficas, psicográficas, comportamentais, entre outras.


Demográficas: Idade, gênero, escolaridade, renda, raça, estado civil, ocupação profissional e outras similares.


Geográficas: País, estado, cidade, bairro, rua, tamanho da cidade, se a cidade é metrópole ou rural, se mora em casa ou apartamento, clima do local, densidade e outras similares.


Psicográficas: Estilo de vida (Fitness, consumista, hippie, etc.), personalidade (conservador, liberal, caseiro, gosta de sair, etc.), valores, interesses, causas sociais que defende, bandeiras que apoia e outras similares.


Comportamental: Frequência de compra, lealdade a marcas, nível de envolvimento, sensibilidade a preço, percepção do marketing, benefícios buscados, em qual momento compra e outras similares.


Definir o público-alvo para o seu negócio não é uma tarefa simples, mas deve ser feita e com bastante atenção, cuidado e análise, já que será o ponto de partida para definir todas as outras estratégias de venda, posicionamento, precificação, canais, etc.


Busque se aprofundar cada vez mais no conhecimento do seu público e na otimização do seu produto ou serviço e da sua abordagem perante o mercado, isso irá te ajudar a destacar o seu negócio e evitar uma estagnação, já que as pessoas mudam, e é natural que as características do seu público-alvo também mudem com o tempo, sendo necessário adequações a persona, estratégia de marketing e posicionamento.


Clique no banner abaixo e saiba um pouco mais sobre a nossa metodologia e sobre como podemos ajudar a sua empresa a explorar mais e obter melhores resultados através dos canais digitais.



 

Sobre a Infoqplan!

A Infoqplan é uma assessoria em vendas digitais que atua há mais de 12 anos no mercado de marketing digital. Localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, atendemos clientes de diversos nichos tanto no Brasil quanto no exterior. Trabalhamos com um método exclusivo focado em gerar resultados (vendas) através dos canais digitais, como Google, Facebook, Instagram e páginas na internet. Nosso objetivo é digitalizar parte da sua operação comercial e profissionalizar seu time de vendas para cada vez gerar mais resultados de forma consistente.





Comentários


bottom of page