top of page

Marketing Digital não funcionou para a minha empresa, e agora?

Marketing Digital não funcionou para a sua empresa? Entenda o que isso pode indicar e se vale a pena tentar uma nova estratégia dentro do universo digital.


Marketing Digital não funcionou para a minha empresa, e agora?

Se você chegou até aqui, provavelmente ouviu falar sobre marketing digital lá atrás, e no início ficou meio receoso, mas decidiu investir esperando colher bons resultados, mas no fim, não teve resultados tão bons assim ou até mesmo saiu no prejuízo.


Infelizmente, o mercado está cheio de relatos de empreendedores que acabaram se frustrando com o marketing digital, e se você é um desses, leia este artigo até o final para tentar elucidar um pouco do que pode ter ocorrido.

Neste artigo você confere:


O mercado está saturado?

Uma coisa é fato, durante a pandemia o mercado de marketing digital cresceu muito, devido a alta demanda de migração para o digital, já que o presencial não estava em pleno funcionamento. Com isso, duas coisas ocorreram: de olho na oportunidade da grande demanda, pessoas que nunca sequer trabalharam com marketing antes, resolveram se arriscar, e nisso muitas empresas buscando o serviço, foram verdadeiras cobaias nas mãos de quem acabou de entrar no mercado. O segundo cenário que ocorreu, foi o aumento da concorrência digital de forma muito rápida, com vários nichos de mercado entrando em um curto espaço de tempo, o que de fato saturou o mercado digital e popularizou o marketing digital, que hoje é muito mais comum do que há 4 anos atrás.


Mas a grande questão aqui é: um canal de vendas ser comum ou popular não garante automaticamente o sucesso da operação; é necessário uma abordagem estratégica e esforços contínuos. Quando implementado de maneira adequada, o marketing digital pode proporcionar resultados ótimos em termos de leads qualificados e crescimento empresarial.



Por que o marketing digital não funcionou para o meu negócio?

Não existe uma resposta única para isso, pode ser que realmente o seu modelo de negócio não se beneficie tanto com estratégias digitais focadas em venda, mas pode se dar muito bem em estratégias digitais focadas para outros alicerces importantes para uma empresa, como o fortalecimento de marca, o engajamento e o reconhecimento. Mas, também é muito provável que o seu negócio consiga sim ter excelentes resultados em vendas através do canais digitais, mas a agência ou o profissional que você trabalhou anteriormente, não soube aplicar as estratégias ou deixou algo importante passar.


Logo abaixo, vamos explorar alguns dos motivos mais comuns que podem ter impactado para que o marketing digital não funcionasse para o seu negócio.


Você tinha expectativas em resultados imediatos.

Se você é o tipo de empreendedor imediatista, talvez o marketing digital realmente jamais dará certo para o seu negócio, assim como a plantação também não deve ser uma área boa para você explorar, pois assim como o plantio, o marketing digital demanda de um certo tempo para recolher frutos de forma consistente.


A impaciência pelos resultados consistentes, é uma grande armadilha que acaba levando a outros erros que vão desandar com toda a estratégia, como por exemplo querer abrir demais o seu público-alvo e acabar gastando créditos de investimento com leads frios, ou ainda comprar seguidores nas redes sociais achando que o seu negócio terá mais visibilidade.


Numa estratégia de marketing digital séria e honesta, os atalhos fáceis devem ser evitados, pois os resultados tendem a ser duvidosos. Dificilmente seu negócio vai decolar no digital, se você não tiver uma visão de médio e longo prazo.


Sua agência aplicou uma estratégia genérica.

Sem dúvidas, qualquer operação de marketing, seja ela digital ou não, precisa de uma estratégia para ser não somente seguida, mas também medida quanto a sua eficácia. Um erro grotesco que ocorre em muitas agências, é misturar método com estratégia, sendo que são duas coisas distintas. O método é o procedimento que será seguido, e a estratégia são as ações a serem tomadas dentro deste procedimento.


Aqui na Infoqplan, por exemplo, nós seguimos um mesmo método para todos os clientes, mas a estratégia será personalizada de acordo com o nicho, necessidade e particularidades de cada cliente, e poderá ser mudada a qualquer momento se for identificada uma estratégia com potencial mais avançado. Quando uma agência trata método e estratégia como a mesma coisa, ela acaba replicando uma mesma estratégia para todos os clientes, sem levar em consideração as particularidades de cada um.


Não medir os resultados, é outro erro que compromete a estratégia e acaba deixando todo o processo muito genérico e sem dados precisos para uma medição real de eficácia daquilo que está sendo feito. Isso é um risco eliminado aqui na Infoqplan, pois investimos muito em uma inteligência de negócio que fornece todos os principais dados que precisamos para medir as ações de cada cliente, e fornecer dados extremamente precisos e em tempo real.



Faltou consistência e comprometimento.

Não é porque o marketing é digital, que ele dispensa completamente o trabalho humano e alivia em 100% qualquer comprometimento do empreendedor. Além da consistência nos investimentos, recarregando os créditos de anúncio regularmente e aumentando conforme a demanda, é preciso também garantir a consistência na entrega e aprovação dos materiais a serem utilizados na estratégia, como por exemplo vídeos, postagens e artigos.


Se o responsável pela aprovação de conteúdos atrasa, a programação de postagens também atrasa, com isso tempo e oportunidades podem ser perdidas. Outro exemplo, é o envio de material base - a empresa de marketing não tem o profundo conhecimento que você tem sobre o seu negócio, logo, ela depende de uma base para a criação de material, se você atrasa em enviar, mais uma vez compromete a consistência da estratégia, que acaba ficando defasada, e consequentemente refletindo uma inconsistência nos resultados também.


Suas expectativas não correspondem à realidade.

Um erro clássico, é uma empresa começar a fazer marketing digital acreditando que irá dobrar ou triplicar o seu faturamento em questão de 3 meses. Grande parte da culpa de se achar isso, é do próprio marketing, ou melhor, desses gurus que hora ou outra aparecem por aí se colocando como cientista ou mago do marketing e prometendo resultados que não refletem a realidade da maioria das empresas que entram no marketing digital, é mais uma vez a generalização da estratégia.


Vamos ser realistas, dificilmente o marketing digital vai triplicar o seu faturamento em alguns meses, isso pode ocorrer sim, mas a médio e longo prazo, e vai demandar comprometimento, investimento e assumir mais riscos, coisas que nem toda empresa está disposta a fazer.


Coloque os pés no chão, e entenda que assim como qualquer investimento, o marketing digital demanda tempo e consistência para que você comece a colher frutos de forma mais consistente.


É verdade, o mercado de marketing digital está cheio de profissionais amadores e gurus que prometem milagres, e no fim não entregam nada, e muito provavelmente você já tenha passado pelas mãos desses tipos de profissionais.


A sua desconfiança é compreensível, mas o seu trauma com marketing digital pode estar impedindo o seu negócio de iniciar um futuro de mais prosperidade e crescimento. Se este é o seu caso, nós da Infoqplan podemos te ajudar. Vamos jogar limpo aqui, antes de te dar qualquer expectativa, vamos realizar uma análise de demanda, para você entender bem a relação entre a demanda digital que o seu negócio pode ter e o valor recomendado para alcançar os seus objetivos de vendas.


Clique no banner abaixo e saiba um pouco mais sobre a nossa metodologia e sobre como podemos ajudar a sua empresa a explorar mais e obter melhores resultados através dos canais digitais.



 

Sobre a Infoqplan!

A Infoqplan é uma assessoria em vendas digitais que atua há mais de 12 anos no mercado de marketing digital. Localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, atendemos clientes de diversos nichos tanto no Brasil quanto no exterior. Trabalhamos com um método exclusivo focado em gerar resultados (vendas) através dos canais digitais, como Google, Facebook, Instagram e páginas na internet. Nosso objetivo é digitalizar parte da sua operação comercial e profissionalizar seu time de vendas para cada vez gerar mais resultados de forma consistente.





bottom of page