top of page

Fim do Ano: Devo Aumentar ou Diminuir a Verba dos Meus Anúncios?

É comum que gestores de tráfego recomendem sempre o aumento de verba, mas uma boa assessoria em marketing digital, deve saber identificar o momento de diminuir a verda também.

Marketing Digital em Sorocaba tendências no Marketing Digital para 2024

O final do ano é um período crucial para muitas empresas, e a gestão adequada da verba de marketing digital desempenha um papel essencial no sucesso das estratégias de publicidade. Recentemente, analisamos o cenário e, com base em projeções de dados internos, sugerimos que muitos clientes diminuissem a verba no fim de ano, indo na contramão do varejo por exemplo, que tende a aumentar e muito a verba nesse período.


A decisão que embasa essa abordagem, está na compreensão das particularidades deste período específico. Em 2022, os dias que antecederam o Natal movimentaram impressionantes R$66 bilhões na economia brasileira, destacando a sazonalidade positiva para alguns setores, como varejo, hotelaria, academia e turismo. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os negócios conseguem aproveitar plenamente essa época festiva, sendo mais inteligente diminuir o investimento em campanhas de anúncio nesta época do ano onde a concentração de compras está no varejo, e não no setor de serviços.

Neste artigo você confere:

Sazonalidade e Comportamento de Mercado.

A sazonalidade é uma característica marcante do final do ano. Enquanto o varejo e setores específicos, como hotelaria, academia e turismo, experimentam um impulso significativo nas vendas, outras áreas, como saúde, educação e contabilidade, podem desacelerar. Esse comportamento é normal e previsto no mercado.


O apelo pelo consumo no varejo durante as festividades de fim de ano impulsiona as vendas, enquanto as viagens aumentam devido ao feriado prolongado e férias escolares. Nesse cenário, setores como hotelaria e transporte (aéreo, marítimo e terrestre) também se beneficiam substancialmente.


Estratégia de Verba de Mídia.

Diante desse contexto, surge a pergunta: é mais recomendado aumentar ou diminuir a verba de mídia durante o final do ano? Nossa sugestão é uma abordagem personalizada, alinhada com as particularidades desse período. Reduzir a verba de mídia durante dezembro pode parecer contraintuitivo, mas a estratégia consiste em uma redução planejada, evitando interrupções abruptas.


Ao direcionar essa economia para o início do próximo ano, sua empresa estará preparada para aproveitar um mercado potencialmente mais aquecido para determinados nichos. Isso é especialmente relevante para o setor de serviços, que tradicionalmente observa uma retomada forte das vendas nos primeiros meses do ano.


Análise Personalizada e Flexibilidade.

No entando, a redução de verba de mídia não é recomendada para todas as empresas no setor de serviços, é preciso uma análise personalizada e flexível que oriente a decisão de aumentar, manter igual ou diminuir a verba com anúncios. Caso sua empresa tenha planos comerciais mais agressivos para o final do ano ou características específicas do seu segmento, é recomendado manter a verba de mídia padrão ou até mesmo investir a mais, se necessário.


A sazonalidade do final do ano impacta setores de maneiras diversas. Adotar uma estratégia personalizada para a verba de mídia durante dezembro pode ser uma tática eficaz para maximizar seus investimentos. Direcionar uma parte da verba de mídia desse mês para um aporte estratégico futuro demonstra compromisso e responsabilidade no uso dos recursos, preparando sua empresa para um início de ano mais promissor.


 

Sobre a Infoqplan!

A Infoqplan é uma assessoria em vendas digitais que atua há mais de 12 anos no mercado de marketing digital. Localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, atendemos clientes de diversos nichos tanto no Brasil quanto no exterior. Trabalhamos com um método exclusivo focado em gerar resultados (vendas) através dos canais digitais, como Google, Facebook, Instagram e páginas na internet. Nosso objetivo é digitalizar parte da sua operação comercial e profissionalizar seu time de vendas para cada vez gerar mais resultados de forma consistente.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



Commentaires


bottom of page