Gatilhos mentais que podem te ajudar a vender mais.
top of page

Gatilhos mentais que podem te ajudar a vender mais.

A mente humana tende a tomar decisões mais facilmente ao buscar gatilhos que validem uma pré-intenção de compra.

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Por natureza, o ser-humano não gosta de tomar decisões e busca a todo momento atalhos que validem sua intenções e o ajude nas tomadas de decisão, inclusive nas de compra.


Os gatilhos mentais são exatamente esses atalhos que através de palavras-chave em um texto, estímulos sonoros em uma narração ou estímulos visuais em uma composição gráfica de foto ou vídeo, vão induzir a pessoa numa tomada de decisão mais acelerada.


Palavras ou frases como "Promoção", "Últimas unidades" e "Por tempo limitado" são exemplos de gatilhos de escassez, que trazem a ideia de limitação e se conectam com quem já tem uma pré-intenção de compra em determinado produto ou serviço, despertando o senso de urgência naquela pessoa em efetuar a compra o mais rápido possível.


Gatilho de Escassez

Este é o gatilho mais utilizado, e está tão batido que precisa ser bem executado para não cair em um clichê já saturado pelo público e conseguir se destacar perante a concorrência que tende a usar chamadas como "Promoção" ou "Liquidação". Chamadas com "Vagas Limitadas", "Estoque limitado" e "90% das unidades vendidas" tendem a ser mais eficientes e se destacar melhor.


Gatilho de Dor

Identifique quais as principais dores do seu público alvo e trabalhe em cima disso, trazendo em sua comunicação a solução sob medida aquilo que o seu cliente está buscando. Entender a real dor do seu público e utilizar essa informação não só para melhorar sua prestação de serviço ou produto, mas também para se comunicar mais efetivamente, é uma ferramenta poderosa para o aumento nas conversões e maior retenção de clientes.


Gatilho de Exclusividade

Você pode utilizar este gatilho lançando uma oferta exclusiva para o seu cliente por exemplo, ou realizar o pré-lançamento de um produto utilizando o recurso de lista de interessados, onde os inscritos vão receber uma oferta exclusiva e acesso antecipado ao lançamento. As pessoas gostam de sentirem-se exclusivas, e apostar numa estratégia de marketing que ao menos passe essa ideia, poder fazer todo o sentido para o seu negócio.


Gatilho de Autoridade

Nada passa mais segurança ao consumidor do que visualizar de forma clara a autoridade da empresa ou do profissional do qual ele tem interesse em fechar negócio. Você pode transmitir autoridade trazendo cases de sucesso, conteúdo de valor, depoimento de clientes, prêmios conquistados e destaques na mídia.


Fazer o uso de ferramentas de gatilhos na sua estratégia comercial, pode resultar num maior sucesso de conversões e retenção de clientes, desde que não seja utilizado de forma indiscriminada e sem coerência. Deve-se levar em consideração a imagem que a empresa transmite e quais tipos de gatilhos fazem mais sentido para determinada estratégia.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page