Gestão por Competência, é nisso que acreditamos!
top of page

Gestão por Competência, é nisso que acreditamos!

Essa flexibilidade é boa para a empresa e também para o colaborador, que tem mais chances de atingir a realização profissional


Através da gestão por competência, é possível, em conjunto com a avaliação de desempenho, gerir cada colaborador de acordo com o seu perfil e as necessidades específicas para o crescimento do negócio.


A Gestão por Competência é uma metodologia de Gestão de Recursos Humanos focada em analisar, identificar e gerir os colaboradores conforme seus perfis profissionais, com ênfase nos pontos de excelência e nos pontos a melhorar.


As competências se subdividem em três eixos, sendo elas:

  • Conhecimento, que resulta de um conjunto de saberes teóricos;

  • Habilidade, que é a capacidade de colocar em ação o conhecimento adquirido;

  • Atitude, que é um conjunto de comportamentos do indivíduo.


Ao longo do desenvolvimento de avaliações de desempenho e treinamentos, você conseguirá identificar com precisão as competências naturais de cada colaborador. Assim, poderá direcioná-lo para áreas em que seu perfil seja completamente aproveitado mais seu talento e tempo hábil.


O gerenciamento de competências tem um papel fundamental na avaliação de desempenho dos colaboradores, pois é uma maneira viável de identificar áreas-chave para treinamento e desenvolvimento. O que gera motivação do time e, com isso, aumento da produtividade da empresa.

Investir na capacitação e na qualificação de seus colaboradores promove melhoria da produção e conquista de melhores resultados. Assim, os colaboradores não apenas melhoram as habilidades progressivamente, mas têm espaço para dar ideias criativas sobre o que precisam fazer para ajudar a eles próprios e a empresa a crescer.


Com a implantação da gestão por competências e com o incentivo do desenvolvimento, os colaboradores da agência se sentem motivados, realizam troca de conhecimentos, criando, desta forma, um ambiente mais dinâmico e participativo.


Benefícios de um método baseado em competências para colaboradores:


  • Define expectativas claras de desempenho, permitindo que tomem decisões melhores e trabalhem com mais eficiência;

  • Oferece uma visão da estratégia geral de sua equipe, departamento e organização, levando a um maior engajamento e motivação;

  • Permite que sejam mais proativos além de suas funções individuais, aprendendo competências adicionais que são valorizadas pela organização;

Por isso aqui na infoqplan trabalhamos com o método de gestão por competência e desempenho. Para que o time possa trabalhar em conjunto, mirando em apenas um resultado, a eficácia em estratégias de marketing para nossos clientes.

Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!



bottom of page