Marketing como aliado em tempos de crise

Atualizado: Abr 15

Boas ações de marketing podem ajudar a organização a superar o momento de crise e os investimentos nessa área devem ser um fator chave da estratégia das empresas



Mas, não há motivo para desespero, desde que a empresa esteja preparada. Olhar para dentro da empresa e tomar algumas atitudes pode ser essencial para o momento.


Com a desaceleração econômica, as empresas tendem a diminuir os investimentos, atingindo muitas vezes a área do marketing. Essa atitude pode ser prejudicial para os resultados, já que o marketing pode auxiliar não somente na atração de novos clientes, mas também na fidelização.


As ações devem ser organizadas, definindo um orçamento de marketing para o ano, em acordo com o plano estratégico de negócio, ou seja, o investimento nas atividades de marketing devem obter o respectivo retorno nas vendas, conforme está definido no plano de negócio da empresa.


Devido isso devemos cuidar da base, identificar oportunidades de fidelização e aumento de vendas dentro da carteira e, ao mesmo tempo, prospectar para compensar aqueles clientes que você vai, inevitavelmente, perder. Alguns caminhos para isso são: aumentar a frequência de contato com os clientes; incrementar a venda de mix de produtos; e oferecer um atendimento qualificado.


Mas por que o marketing é estratégico a ponto de ser poupado dos cortes de gastos das empresas durante os momentos de crise? A resposta está na necessidade de manter uma comunicação contínua, principalmente em períodos de retração da economia mundial. A empresa não deve se dar ao luxo de ficar em silêncio e parar de expor sua marca e seus produtos para os clientes.


Quem se arriscar e fizer isso, corre o risco de ser esquecido e ter que pagar um preço alto depois que a crise passar. Durante o período em que reduzir ou até mesmo interromper sua comunicação, o concorrente ganha espaço e abocanha seu espaço mercado. Dessa forma, o investimento para recuperar esse prejuízo mais tarde será maior que o previsto.


Com o cliente pensando duas vezes antes de tirar dinheiro do bolso ou do caixa, é a hora de aplicar a estratégia de marketing, na tarefa de segurar ou até mesmo melhorar os resultados.


O marketing de conteúdo entra como um aliado ideal das empresas, pois um de seus principais atributos é justamente o de atingir as pessoas certas. Por meio de dados e informações precisas do perfil do público-alvo da marca, a proposta é fazer uma comunicação direcionada e precisa.


Assim ele torna-se uma ferramenta importante em tempos de crise pelo custo-benefício, já que possui uma capacidade de gerar resultados a longo prazo. Além disso, a assertividade é outro diferencial nesses momentos, sendo também uma forma de minimizar custos.


A partir daí, com um trabalho constante, a empresa será percebida, pois se tornará uma referência como fonte de conhecimento e criará uma relação de confiança com as pessoas. Depois, isso será revertido em vendas, fidelização e engajamento.


Agora que que você entendeu a importância do marketing em períodos de crise econômica, não perca tempo e comece desde já a elaborar uma estratégia com sua equipe.


Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!





0 visualização