Qual rede social é mais adequada para o meu negócio?

Atualizado: 20 de Dez de 2019




Ficar antenado e saber quais as redes sociais são mais utilizadas no Brasil é o primeiro passo para você direcionar os esforços da sua equipe ou da sua agência digital.


Segundo pesquisa realizada pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, 58% da população brasileira utiliza alguma rede social, sendo que 90% desses acessos são realizados de dispositivos móveis, ou seja, as pessoas estão se comunicando e consumindo conteúdo e anúncios nas redes da sua própria casa, do seu local de trabalho, na fila do banco ou até mesmo no semáforo enquanto dirige (que atire a primeira pedra quem nunca! rs)


Já imaginou o impacto disso no dia a dia das pessoas? É, de fato, o mundo mudou e a forma de fazer negócios também!


Veja então o número de usuários e quais são as redes sociais mais utilizadas aqui no Brasil:


📌 Facebook: 127 milhões

📌 WhatsApp: 120 milhões 📌 Youtube: 98 milhões 📌 Instagram: 57 milhões 📌 Twitter: 30 milhões


Mas e aí...qual a rede social é mais indicada para a minha empresa?


A resposta pode parecer óbvia, mas é importante analisar o seu modelo de negócio individualmente, entender onde o seu público está localizado!


Se você tem uma empresa de venda de seguros por exemplo, provavelmente seu potencial cliente prefira receber conteúdos pelo Facebook e Instagram e num segundo momento, após estar consumindo material informativo da sua marca, irá solicitar uma cotação e se comunicar via WhatsApp.


Em resumo: A melhor rede social é aquela que gera retorno financeiro ao seu negócio!


Dica: Antes de qualquer coisa, procure conhecer bem o seu público, pois essa é a tarefa mais importante e decisiva para que você possa escolher em quais redes ele está presente e como deve ser a linguagem de comunicação da sua empresa, pode ser muito mais inteligente gastar horas afiando o machado do que tentar cortar a árvore com um machado sem corte...

Outro ponto extremamente importante é a frequência e consistência das ações, ou seja, não adianta fazer posts ou campanhas nas mídias sociais sem um calendário pré-definido ou apenas quando a empresa estiver precisando aumentar as vendas, é crucial que haja um estudo prévio, que as ações sejam planejadas e programadas previamente.


A maioria dos donos das pequenas empresas tendem a assumir esse tipo de tarefa do marketing, mas isso pode ser um grande "tiro no pé", pois o empreendedor está deixando de lado a atividade principal do seu negócio para se dedicar a uma atividade nova e que geralmente ele não tem o domínio e conhecimento necessário para levar adiante de forma produtiva.


Se você gostou desse conteúdo, compartilhe esse post para que mais pessoas e empresas possam escolher as melhores redes sociais para gerar resultados dentro das suas empresas!


E caso queira acessar mais dicas, acesse o nosso Blog: clique aqui






Wesley Fernandes

CEO da Infoqplan, formado em análise de sistemas de informação e gestão estratégica de negócios, já ajudou mais de 100 empresas a crescerem aumentando significativamente o seu faturamento, é especialista em conversão e vendas digitais para empresas de pequeno e médio porte.


0 visualização