O que é Inbound Marketing e como ele funciona?
top of page

O que é Inbound Marketing e como ele funciona?

Estratégia combina etapas e ferramentas para atrair o público certo para o seu negócio.

Você já ouviu falar em Inbound Marketing? Diferente do marketing tradicional onde a estratégia geralmente é anunciar para o maior número de pessoas possível, independente do interesse daquele grupo no seu produto, no marketing digital o foco estratégico é acerca de um público de interesse, direcionando sua verba para anunciar a pessoas que tem uma maior probabilidade em converter e gerar uma venda.


O Inbound Marketing é a peça central de uma estratégia no marketing digital, onde o objetivo é atrair pessoas com algum grau de interesse no tipo de produto ou serviço que você vende. De forma prática, aquele anúncio que fica aparecendo para você por dias de algum produto que você pesquisou recentemente, é uma parte da estratégia do Inbound Marketing – a sua primeira pesquisa sobre aquilo gerou uma informação de interesse, que fica registrado no mecanismo de busca, que te coloca em um grupo de interesse e vende essa informação para anunciantes daquele nicho.

Existem algumas variações do processo estratégico do Inbound Marketing, mas a base é composta por 4 pilares indispensáveis:


  • Atração: É a isca para que o público certo conheça a sua empresa. Aqui entra principalmente os anúncios (Google, Facebook e Instagram) e os conteúdos de valor patrocinados (dicas, informações e cases de sucesso).


  • Relação: Depois de atrair, você deve continuar se relacionando com o público. Aqui os conteúdos de valor são ainda mais importantes, para que o usuário receba informações uteis sobre assuntos do seu nicho e sobre a sua empresa, construindo confiança e autoridade até que ele esteja convencido a fechar negócio.


  • Conversão: Aqui o usuário vira um lead, ou seja, uma oportunidade de venda. As ferramentas de atendimento e gestão são fundamentais nesta etapa, auxiliando o vendedor a fechar o negócio mais rapidamente, sem dar muito espaço para uma desistência da compra.


  • Analise: Esta etapa não necessariamente ocorre só após a conversão, ela pode ocorrer durante todo o processo, a fim de analisar todos os dados de atração, relação, conversão e venda para otimizar a estratégia e torna-la cada vez mais efetiva.


Uma 5ª etapa, que nem todas as assessorias de marketing digital se atentam, mas que aqui é tão importante quanto a venda e faz parte da nossa estratégia, é a retenção. Nesta etapa o objetivo é aproveitar ao máximo aquele lead que converteu uma venda, mantendo-o quente o suficiente para que ele volte a comprar novamente. Para isso a analise de dados e métricas comerciais, e o investimento no relacionamento com o cliente são de extrema importância.


Assim como qualquer estratégia no Marketing Digital, é importante manter a constância nos investimentos do Inbound Marketing. O comprometimento com toda a estratégia é necessário para o sucesso do processo de revolução das vendas, almejando não só um aumento de lucro, mas uma verdadeira expansão do seu negócio.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page