Retorno sobre investimento (ROI): saiba como calcular.

Métrica de ROI, é utilizada para medir a lucratividade de um projeto e guiar decisões estratégicas do negócio.

ROI é uma métrica que indica, por meio de uma taxa de retorno, quanto um empreendedor lucrou (ou perdeu) em relação a um determinado valor investido em uma ação ou projeto do negócio, seja uma pesquisa, uma campanha de marketing ou melhorias na infraestrutura. O resultado fornece não só uma análise sobre o investimento, como também uma perspectiva sobre o futuro do mesmo.


O cálculo do ROI é simples; O ganho obtido com o investimento é subtraído pelo valor investido, e, em seguida, divide-se esse resultado pelo mesmo valor de investimento. Ao final, multiplica-se o resultado por 100, para se obter a porcentagem de retorno. A fórmula fica assim:


ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento (x 100) = %


Por exemplo, se uma aplicação rende um ganho de R$200.000 e o investimento inicial foi de R$80.000, temos que: (200.000 – 80.000) / 80.000 = 1,5 (1,5 x 100) = 150%


O exemplo acima mostra que o retorno sobre o investimento foi de quatro vezes o valor aplicado inicialmente. Como o ROI normalmente é expresso em forma de porcentagem, multiplica-se tal resultado por 100. Com isso, no exemplo acima, o ROI foi de 150%.


Assim os investidores conseguem compreender e comparar de maneira precisa como está sua performance em cada uma de suas aplicações, o que a longo prazo incentiva melhorias no investimento. O ROI também é um instrumento muito importante para medir a eficiência em decisões e alocação de recursos, inclusive nas suas campanhas de marketing digital.


Revolucione o processo de vendas da sua empresa!