top of page

Os dados mostram que o motivo de não bater suas metas de vendas é o não uso ou mau uso do CRM.

Estudo da RD Station indicam um dado alarmante: mais da metade das empresas brasileiras não utilizam o CRM!

CRM de Vendas

Você já parou para refletir sobre o motivo pelo qual não está conseguindo bater suas metas de vendas? Em 2021, 60% das empresas também não alcançaram seus objetivos de vendas, e para reverter essa situação é preciso descobrir os motivos, mas sem dados, tudo fica mais difícil.


Segundo a pesquisa Panorama de Vendas realizada pela RD Station, a utilização inadequada ou a falta de uso de um sistema de CRM foi apontada como um fator determinante para o fracasso das empresas em atingir suas metas. Muitos empreendedores ficam por aí buscando ideias mirabolantes para aumentar as vendas, mas esquecem de fazer o básico bem feito.


Neste artigo, vamos explorar a importância do CRM de vendas e mostrar como sua implementação pode impulsionar de verdade o crescimento do seu negócio!


Neste artigo você confere:

 

O que é de fato o CRM?

Um bom desempenho em vendas vai muito além de habilidades de negociação, discursos estruturados e uma equipe motivada. Para alcançar resultados consistentes e sustentáveis, é necessário ter acesso a dados precisos, atualizados e relevantes. É aí que entra o Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente.


O CRM é uma ferramenta poderosa que permite centralizar todas as informações relacionadas aos clientes, desde o primeiro contato até a conclusão da venda e o pós-venda. Ele fornece insights valiosos sobre o comportamento do cliente, preferências, histórico de compras e muito mais. Com essas informações em mãos, você pode desenvolver estratégias personalizadas, melhorar a eficiência das suas vendas e impulsionar o crescimento do seu negócio.


Os dados são alarmantes!

A pesquisa, que coletou mais de 1600 respostas de empresas de diferentes portes e segmentos, revelou um dado alarmante: 54% das empresas ainda não utilizam CRM para gerenciar suas vendas.


Desse total, 30% ainda realizam a gestão de vendas em planilhas de Excel, 14% utilizam outros meios, como sistemas de gestão (ERPs), e incríveis 10% não utilizam nenhuma ferramenta. Esses números são quase inacreditáveis, e nem dá para colocar a culpa no preço de investimento das ferramentas, pois hoje há uma variedade de sistemas de CRM com um valor bem interessante e alguns até mesmo gratuitos no mercado.


Muitas empresas ainda não entenderam a importância de ter um controle das vendas, e isso é muito preocupante, porque este tipo de comportamento atrasa a evolução do negócio. Sem uma base sólida para acompanhamento e análise, fica difícil avançar em estratégias eficientes de venda e retenção de clientes.

Dados - Treinamento para equipe de vendas

A mágica é consistência e disciplina no uso do CRM!

Para entender melhor como o CRM pode impactar positivamente as vendas, vamos analisar alguns exemplos de empresas que aumentaram significativamente seu faturamento após a implementação dessa ferramenta. Um cliente da Infoqplan atuante no setor B2B, registrou um crescimento de 40% nas vendas no primeiro ano após a adoção do CRM. Com acesso a dados detalhados sobre seus clientes, a equipe de vendas pôde personalizar abordagens, identificar oportunidades de cross-selling e upselling, e melhorar o relacionamento com os clientes existentes, fidelizando a sua base.


Já outra empresa B2C atuante no nicho de saúde, obteve um aumento de 30% nas taxas de conversão após a implementação do CRM. Com um sistema automatizado de acompanhamento de leads e um melhor gerenciamento do funil de vendas, a equipe de vendas pôde priorizar os leads mais promissores e oferecer uma experiência de compra mais personalizada, resultando em um maior número de vendas concluídas.


CRM enraizado na cultura da empresa.

Não há mais espaço para depender da sorte ou confiar apenas no talento dos vendedores, pois nem só de talento depende o sucesso de uma empresa, é preciso estratégia.


Para alcançar o sucesso nas vendas e superar suas metas, é fundamental adotar um sistema de CRM eficiente e enraizar seu uso na cultura da empresa, para que haja consistência e disciplina na alimentação do sistema.


Os dados revelam que a maioria das empresas que não alcançou suas metas em 2021 está projetando um crescimento significativo nos próximos anos, mas isso só será possível se houver uma mudança na abordagem de vendas, com a implementação de um CRM que permita uma gestão estratégica dos dados e uma análise precisa do comportamento dos clientes, caso o contrário continuaram atirando no escuro.

 

Sobre a Infoqplan!

A Infoqplan é uma assessoria em vendas digitais que atua há mais de 12 anos no mercado de marketing digital. Localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, atendemos clientes de diversos nichos tanto no Brasil quanto no exterior. Trabalhamos com um método exclusivo focado em gerar resultados (vendas) através dos canais digitais, como Google, Facebook, Instagram e páginas na internet. Nosso objetivo é digitalizar parte da sua operação comercial e profissionalizar seu time de vendas para cada vez gerar mais resultados de forma consistente.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page