Planejamento a médio prazo: Como e quando fazer?
top of page

Planejamento a médio prazo: Como e quando fazer?

O planejamento a médio prazo tem como principal característica ajudar na adaptação e nas mudanças de cenário

Existem várias situações nas quais o planejamento a médio prazo é adequado. Nos negócios, particularmente, o planejamento a médio prazo tem características específicas que o tornam mais ou menos adequado para determinados momentos. No caso, ele tende a endereçar soluções um pouco mais duradouras do que aquelas que oferecemos no planejamento de curto prazo.

Mas quando o planejamento a médio prazo é adequado para as equipes de marketing?

O planejamento a médio prazo é, consequentemente, uma forma de adequar lentamente uma estratégia até que se possam colher os frutos esperados. O momento ideal para fazê-lo é quando o seu plano de negócios começa a considerar o futuro. Afinal, sua estratégia de divulgação e aquisição de clientes precisa sempre estar atrelada a ele.

Se o longo prazo é olhar para o futuro e o curto prazo endereçar problemas do presente, o que o médio prazo solucioná de fato? Sempre que um negócio enumera as suas prioridades ele tende a se concentrar nos dois primeiros, esquecendo da importância do último.


O planejamento a médio prazo tem como principal característica ajudar na adaptação e nas mudanças de cenário. Melhorar a sua estratégia de conteúdo no médio prazo pode ser a sua tarefa mais desafiadora. Principalmente porque exige considerar propósito, paciência e disciplina.

Lembre-se que o planejamento a médio prazo sempre considera iniciativas que deram certo a curto prazo. E, ao mesmo tempo, se prepara para contemplar e atingir as metas de longo prazo.


Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas




bottom of page