Por que marketing e vendas precisam andar de mãos dadas?

Atualizado: 18 de Dez de 2019



Se você quer ter uma ação profissional e que de fato gere resultados para sua empresa, os times de marketing e vendas precisam trabalhar juntos!


Antigamente era comum ver o setor de marketing e vendas atuando de forma totalmente independente, porém, com a revolução trazida pela internet os profissionais dessas áreas precisaram se adaptar e estar preparados para um ambiente onde o cliente é muito mais exigente, fazendo com que seja praticamente obrigatório entender a jornada de compra do consumidor do início ao fim, portanto, começando com o departamento de marketing e terminando com vendas.


Mas qual o papel do Marketing?


Segundo Peter Drucker o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. É conhecer e entender o cliente tão bem que o produto/serviço seja adequado a ele e assim se venda sozinho.


Sendo assim, o objetivo principal do marketing é criar, comunicar e entregar valor para determinado público-alvo, literalmente despertando a necessidade, levantando a bola para equipe de vendas dar sequência, concluir a negociação comercial com o cliente e posteriormente converter em negócios (R$).


Beleza entendi, mas onde entra o Marketing Digital?


É comum as pessoas acharem que o marketing digital é uma ferramenta mágica que pode transformar o seu negócio da noite para o dia, porém, não é bem assim que as coisas funcionam, aliás, como praticamente em toda estratégia implementada, é necessário tempo até que se colham os frutos, principalmente bons frutos.


O Marketing Digital transformou a forma de interagir das pessoas para uma dinâmica muito mais rápida e fluída, pois as pessoas passam praticamente todo seu tempo hoje conectadas, porém, o "arroz com feijão" do marketing tradicional e todo seu conceito continua válido até os dias de hoje e ter isso muito claro é de extrema importância para sua empresa avançar e começar a ter grandes resultados através dos canais digitais.


E onde entra o Time de Vendas?


O consultor de vendas ou o antigo "vendedor" é a pessoa que será o elo entre a sua campanha de marketing e o seu cliente, por isso fica evidente a necessidade de atuação conjunta desses dois setores. Entende?


O profissional de vendas também irá trabalhar junto aos clientes buscando informações e analisando suas reais necessidades, sugerindo produtos mais adequados e oferecendo serviços de pós-venda para que o cliente também continue a consumir seu serviços ou produtos pelo maior tempo possível.


Todas essas informações precisam estar dentro de um sistema de gestão comercial, conhecidos como CRM, dessa forma de acordo com as ações e tarefas realizadas pela equipe de vendas no dia a dia, serão fornecidos dezenas de relatórios estratégicos, que serão de extrema utilidade para equipe de vendas e também para o time de marketing.


Imagine que vendas começou a sinalizar que sua empresa está perdendo negócios pois está tendo demanda de uma região comercial ou cidade onde você não presta serviço atualmente.


Pronto! Se o seu time de marketing tiver acesso a esses dados, poderá direcionar melhor as suas campanhas e até mesmo criar "filtros" para eliminar pessoas que não estejam dentro da sua área de atuação, interferindo positivamente na meta do seu time de vendas!



Portanto, se você pretende aumentar as vendas da sua empresa é imprescindível que haja um alinhamento desde o início entre o profissional responsável pelas vendas e a sua agência de marketing, pois quanto maior a conexão entre esses setores, mais chance sua empresa terá de conseguir resultados num menor espaço de tempo.





Wesley Fernandes


CEO da Infoqplan, formado em análise de sistemas de informação e gestão estratégica de negócios, já ajudou mais de 100 empresas a crescerem aumentando significativamente o seu faturamento, é especialista em conversão e vendas digitais para empresas de pequeno e médio porte.

129 visualizações