Feriados, festividades e épocas do ano: o impacto da sazonalidade no seu negócio.

É preciso de um planejamento ao longo do ano para diminuir o impacto dos períodos com menos vendas.

Feriados, períodos de festividades e épocas específicas do ano – No mundo dos negócios, a sazonalidade costuma impactar diretamente no fluxo de vendas, seja de forma positiva ou negativa. O nicho de atuação do seu negócio, é uma grande variável quando se trata de sazonalidade. Uma loja de chocolates por exemplo consegue se manter o ano inteiro, mas períodos de páscoa e natal normalmente representam a fatia mais grossa de todo o faturamento anual deste tipo de negócio.

As sazonalidades mais generalizadas, como o natal por exemplo, costumam afetar praticamente todo o mercado. Setores como o de comércio tendem a ser impactados positivamente por esta época do ano, já setores relacionados a prestação de serviços tendem a ser impactados negativamente.


Conhecendo o fluxo sazonal do seu nicho, é possível fazer bom proveito das sazonalidades positivas e se preparar melhor para as sazonalidades negativas. Uma boa dica, é dividir seu ano em três partes: período com volume normal de vendas, período com grande volume de vendas e período com baixo volume de vendas – encontre a melhor maneira de fazer esta organização para o seu negócio, por mês, por semana ou por festividade. Tendo essa organização por período bem definida, é hora de se planejar!


Se você já espera que durante determinados períodos seu negócio vende mais, busque se estruturar para isso – aumentando equipe, agilizando o atendimento e aumentando seu estoque, se o comércio for o seu caso. Aproveite essa época também para lançar novidades e fortalecer laços com seus clientes. O bom uso do CRM é muito importante nessas épocas, pois é quando costuma aparecer novos clientes. Com uma base de dados completa adquirida durante o período positivo de sazonalidade, você consegue disparar campanhas durante os meses de sazonalidade negativa, diminuindo o impacto para o seu negócio.


Já em períodos de sazonalidade negativa, o investimento em marketing é essencial, afinal, é como diz aquele ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”; seu cliente precisa te ver para lembrar que você existe durante as épocas mais críticas para o seu negócio. É também uma boa hora para investir em promoções e ser mais flexível nos preços. Se couber ao seu negócio, lance produtos ou serviços complementares para esta época. Utilize sua base de contatos no CRM para disparar campanhas de marketing.


Mantenha a calma durante o período de sazonalidade negativa, pode parecer desesperador ver os clientes diminuírem, mas com planejamento ao longo do ano, isso terá um menor impacto no seu negócio.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!