Tendências de vendas para 2022.

Planejamento com base no que será tendência no próximo ano, é fundamental para quem quiser sair na frente dos concorrentes.

O ano de 2021 foi uma verdadeira montanha-russa, onde entre subidas, descidas e curvas inesperadas, nos encaminhamos para a reta final do trajeto que irá desembarcar em um novo ano. É verdade que ainda estamos em recuperação dos momentos críticos da pandemia, e isso deve continuar em 2022, mas de forma muito mais tranquila e menos caótica, o que nos abre espaço para um melhor planejamento de acordo com as tendências que o próximo ano nos reserva.


Com este ano quase no fim, as tendências de vendas que já estavam no radar dos especialistas, começam a se estabelecer de forma mais concreta, e exige atenção das empresas que não querem ficar para trás e perder as oportunidades que 2022 pode trazer. Confira as principais tendências de vendas para o próximo ano:


A era híbrida.

O ano de 2020 foi marcado pelas rígidas restrições de circulação no comércio, a partir do segundo semestre de 2021 o cenário já se mostrava mais flexível, e o atendimento híbrido começou a ganhar força, comportamento que deve continuar forte em alguns setores para o ano de 2022.


Para as empresas, o cenário ainda é de recuperação econômica, então adotar o modo híbrido de trabalho, onde os funcionários comparecem fisicamente ao escritório somente em dias selecionados, é uma alternativa que deve ser amplamente adotada, já que traz um custo de operação menor.


Para uma grande parcela dos consumidores, que já se adaptaram a realizar determinadas ações no ambiente virtual, o modo híbrido se apresenta como uma solução viável para aos poucos retomarem as atividades no presencial e ao mesmo tempo conseguirem economizar com a locomoção. Lojas, restaurantes, centros educacionais e até mesmo as academias, devem estar preparadas para atender a este público que ainda prefere realizar parte de suas atividades no ambiente virtual e eventualmente comparecer no presencial também.


Vender valor e não produto.

A venda por insistência já não funciona mais com a maioria das pessoas, e em um cenário de crise econômica, o consumidor passa a pensar cada vez mais antes de fechar uma compra. Para conseguir vender mais, você vai precisar vender valor e não o produto em si.


Seu cliente quer se sentir especial, ele quer algo que transforme sua vida de algum modo. O vendedor precisa saber ouvir bem as necessidades do cliente, para aí realizar uma venda personalizada que irá relacionar seu produto às soluções que ele busca. Sabe aquela frase que os vendedores adoram ouvir? “Nossa, era exatamente isso que eu estava procurando!” - então, é esse tipo de reação que você tem que buscar na sua venda, e para isso é necessário vender o valor, a transformação que o seu produto vai trazer para o cliente.


Segurança dos dados.

Infelizmente, os ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais comuns em empresas. O sequestro de dados é a modalidade mais aplicada, onde os criminosos bloqueiam todo o seu sistema e pedem um valor alto de resgate para restabelecê-lo. Grandes empresas como Renner, CVC, Colinas e até mesmo o Tesouro Nacional do Governo, tiveram seus sistemas invadidos neste ano.


O Brasil é o 5º país do mundo com mais ataques cibernéticos a empresas, e isso não é nada bom. Uma pesquisa revelou que 48% dos consumidores, não se sentem seguros em comprar nas lojas que sofreram este tipo de ataque. Por isso o investimento em segurança de dados deve crescer muito em 2022, além disso as empresas precisam estar dentro das regulações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou oficialmente em vigor em Agosto de 2021 e é obrigatória para toda e qualquer empresa que armazene e trate dados de seus clientes, seja em ambiente virtual ou físico.


Uso do CRM.

Nos últimos anos, as empresas sentiram a importância do CRM e a diferença que faz a utilização deste recurso para fechar vendas de uma forma muito mais organizada e assertiva. Em 2022 o CRM deve ser um recurso praticamente obrigatório para as empresas que quiserem obter um maior sucesso no fechamento de vendas.


Através dos recursos do CRM, é possível preencher informações completas durante todas as etapas da venda, e definir os principais pontos de decisão para o cliente fechar ou desistir de uma compra. Assim você monta uma base de dados que será essencial na definição de estratégias comerciais do seu negócio.




Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!