Termômetro Infoqplan: Como é feita a medição de "temperatura" do mercado?
top of page

Termômetro Infoqplan: Como é feita a medição de "temperatura" do mercado?

Medição constante ajuda a identificar se queda em vendas é comportamento do mercado em geral ou sazonalidade de um nicho específico.

Nem sempre a queda em vendas significa um erro na estratégia do cliente ou uma diminuição no desempenho dos vendedores. Além da questão sazonal, onde certos nichos tendem a registrar uma diminuição de vendas em determinadas épocas do ano, há também fatores externos de mercado que contribuem para uma queda geral em nichos diferentes.


Entende-se como fatores externos, toda aquela atividade que está fora do controle do mercado, como por exemplo uma pandemia, uma guerra e o aumento nas taxas de juros, que é exatamente o que ocorre neste momento e tende a desestimular as pessoas a comprarem, o que por consequência esfria o mercado.


Como funciona o termômetro de mercado?


Todo o trabalho da Infoqplan é baseado em dados, então o que fazemos para chegar em um indicador, é utilizar a nossa base dados e métricas para fazer um cruzamento de informações, afim de obter um resultado concreto para uma orientação mais direcionada aos nossos clientes.


No caso da temperatura de mercado, contamos com um "gráfico termômetro" alimentado semanalmente com dados sobre o volume de conversões de empresas dos mais diferentes nichos do mercado. Cruzando essas informações de conversões através das plataformas, conseguimos identificar se a queda nos resultados é algo nichado ou se segue um padrão em todas as empresas.


Ao identificar que a queda é algo mais nichado e individual para poucos clientes, é feita uma análise interna para diagnóstico e aplicação de ajustes quando necessário, afim de estabilizar e acelerar os resultados do cliente que está em queda.


Já em caso da queda ser generalizada, toda a atenção e esforço é redobrado, pois neste cenário onde o fator externo é o maior pressionador, é preciso aproveitar ao máximo cada oportunidade de conversão e direcionar a verba do cliente de acordo com a movimentação daquele momento específico e atípico.


Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page