top of page

WhatsApp API: Ferramenta transforma WhatsApp em E-mail Marketing e gera mais vendas.

Entenda o que é a aplicação que vai além do WhatsApp Business e está sendo considerada o novo trunfo do marketing para gerar mais vendas.


Marketing Digital em Sorocaba API do WhatsApp

Você já ouviu falar em API do WhatsApp? A sigla vem do inglês Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação), que resumidamente é um software de conexão que permite a comunicação entre dois componentes, neste caso a comunicação seria entre o WhatsApp e uma plataforma de gestão de vendas similar a um CRM.


Neste artigo, você vai entender melhor como a API funciona, e porque ela pode ser um grande trunfo para empresas gerarem mais vendas, de forma mais prática e profissional.

Neste artigo você confere:

O papel do e-mail marketing.

Ao longo da história digital, o e-mail marketing desempenhou e ainda desempenha um papel crucial, tanto no impulsionamento das vendas quanto na construção de relacionamentos sólidos com os clientes, sendo uma plataforma direta de comunicação, onde empresas podem personalizar suas mensagens de acordo com o perfil e comportamento de cada grupo de clientes, aumentando a relevância e a eficácia das campanhas.


Além disso, o e-mail marketing permite o envio de ofertas exclusivas, promoções e conteúdo personalizado, incentivando a participação do cliente e gerando um sentimento de valorização. A automação inteligente no e-mail marketing facilita o acompanhamento do funil de vendas, nutrindo leads e conduzindo-os de forma estratégica até a conversão.



WhatsApp como E-mail Marketing.

O WhatsApp é de longe o aplicativo de comunicação mais popular do Brasil, tendo mais de 147 milhões de usuários no país, segundo dados revelados pela Meta, empresa controladora do WhatsApp, Instagram e Facebook.


Uma ferramenta de comunicação com tamanha popularidade e abrangência, certamente acabaria se tornando um canal de vendas em algum momento, e com essa finalidade de ajudar empresas a se conectarem com seus clientes, surgiu o WhatsApp Business, versão oficial do WhatsApp com aplicações avançadas para empreendedores. Mas para além da conexão com o cliente, o WhatsApp pode ser um canal de vendas extremamente efetivo, seguindo um molde muito similar ao do e-mail marketing que permite segmentar clientes, disparar mensagens personalizadas, automatizar respostas e registrar em um sistema de vendas todo o histórico de cada cliente. É aí que entra a API.


Com o WhatsApp Business, as empresas têm ferramentas efetivas de comunicação, mas ainda acaba sendo algo muito manual e básico, por isso que o uso de APIs tem se popularizado como um complemento que transforma o WhatsApp em uma verdadeira máquina de vendas.



O poder das APIs.

As APIs para WhatsApp são como um pacote de novos poderes que transformam o mensageiro em uma máquina de vendas, oferecendo opções extras que não estão disponíveis ou não são tão robustas como na versão Business, como por exemplo:


Chatbots: Automação do atendimento inicial que não deixa o lead sem resposta por muito tempo, além de agilizar o trabalho da equipe de vendas e ajudar a filtrar leads quentes e frios.


Distribuição automática: Usa a inteligência para distribuir de forma automática os leads para cada vendedor cadastrado, evitando a demora na resposta e evitando que 2 vendedores respondam a um mesmo lead.


Mensagens internas: É possível também deixar mensagens internas armazenadas na conversa, onde só a equipe de vendas consegue visualizar e o lead não.


Etiquetas de classificação: Classifique cada conversa com etiquetas personalizadas, como por exemplo: em andamento, venda fechada ou venda perdida.


Histórico do lead: Permite armazenar no sistema de gestão todo o histórico do cliente, para que quando ele volte a entrar em contato, o vendedor tenha informações e possa fazer um atendimento mais direcionado, aumentando as chances de fechar negócio.


Efetividade das APIs nas vendas.

Se fosse somente pelas ferramentas personalizadas que dão um poder extra ao WhatsApp Business, as APIs já valeriam a pena, mas além disso elas são extremamente efetivas quando bem utilizadas para gerar vendas.


Dados da Zenvia, uma das maiores plataformas de APIs do mercado, revelam que 1 a cada 5 conversas acabam virando venda através da API, e que o atendimento rápido é crucial no fechamento das vendas, porque é aquele momento em que o lead está mais quente e disposto a fechar. Leads respondidos em até 1 minuto aumentam em 400% a chance de gerar uma venda, segundo dados divulgados no site da Zenvia.


Para todas as empresas.

As APIs podem atender a necessidade de todo o tipo de empresa, seja ela pequena, grande, presencial ou remota. Com recursos como a delegação de um lead para outro vendedor, equipes remotas podem ter maior facilidade de gerir as conversas, já que é possível se conectar ao WhatsApp Business API em diversos dispositivos independente da localização. Para grandes equipes há opções ainda mais robustas para um gerenciamento organizado, seguro e efetivo dos leads.


A segurança, tanto da empresa quanto dos dados dos leads, é fundamental quando se trata da conexão entre duas aplicações, por isso todo o processo passa por uma etapa de aprovação do próprio WhatsApp, garantindo que os dados de ambos os lados estejam protegidos, além de evitar que a plataforma seja dominada por SPAM, um problema muito comum nos e-mails.


Aumente suas vendas!

Para estar sempre à frente do seu concorrente, é preciso explorar de forma profissional novas ferramentas que talvez ele não esteja explorando. As APIs do WhatsApp são relativamente novas, e começaram a ser fortemente exploradas por grandes empresas no último ano. Aproveitar este momento é essencial para estar à frente do seu concorrente e profissionalizar o atendimento pelo WhatsApp, otimizando todo o processo e tendo mais tempo para atender uma maior quantidade de leads no menor tempo possível, o que com certeza vai aumentar muito as suas vendas!


E se você também quer utilizar o Whatsapp como ferramenta de conversão de vendas recorrentes e comunicação e com seu cliente a Infoqplan está aqui para te ajudar nessa revolução!



 

Sobre a Infoqplan!

A Infoqplan é uma assessoria em vendas digitais que atua há mais de 12 anos no mercado de marketing digital. Localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, atendemos clientes de diversos nichos tanto no Brasil quanto no exterior. Trabalhamos com um método exclusivo focado em gerar resultados (vendas) através dos canais digitais, como Google, Facebook, Instagram e páginas na internet. Nosso objetivo é digitalizar parte da sua operação comercial e profissionalizar seu time de vendas para cada vez gerar mais resultados de forma consistente.





bottom of page