Falando de Negócios com Jorge Proença

Atualizado: Jan 22



INFOQPLAN: O que é gameficação?

Jorge: É um termo traduzido do inglês para o português que significa aplicar os fundamentos dos games em atividades do cotidiano. Outro termo associado a esse processo é a ludificação.

Os fundamentos dos games são muito alinhados com o aprendizado e a resolução de problemas. O aprendizado adaptativo, o feedback, prêmios, reconhecimentos são conceitos importantes do game que podem ser aplicados na vida real. O game é uma linguagem moderna e será muito utilizada pela sociedade nos próximos anos para atividades nobres.

O game, apesar de associado à tecnologia, não precisa necessariamente ser digital. Os seus fundamentos são utilizados na humanidade há milhares de anos com muito sucesso.

INFOQPLAN: Qual o impacto da gameficação no ambiente corporativo?

Jorge: Grandes empresas já entenderam que os fundamentos dos games podem ajudar a reter talentos, fidelizar clientes e conquistar novos negócios. Empresas aéreas, postos, restaurantes e muitas outras empresas já aplicam conceitos de games em negócio.

INFOQPLAN: Com a sua experiência, como aplicar no dia-dia?

Jorge: Eu escolhi a educação para eu empreender com games. Nós desenvolvemos uma plataforma educacional baseada em games e fundamentada nas diretrizes curriculares nacionais. É uma área tradicional e só a inovação trará grandes transformações e melhorias.

O primeiro passo é conhecer os fundamentos do games e entender como eles podem ajudar no seu negócio.

INFOQPLAN: O que você quer compartilhar?

Jorge: Deixem o medo na gaveta e enfrentem o desafio de inovar, experimentar e errar! Os games podem ser grandes aliados neste processo de descobertas e de quebra de paradigmas.

Jorge Proença criou e dirigiu as empresas Microsiga Sorocaba, Digintel Soluções Inteligentes, Waytech Consultoria em TI e VOIP, International Syst, Informenge, Singol Games Educacionais (desenvolvedora da plataforma Kiduca), foi presidente do COFRAM/Brasil (Conselho das Franquias Microsiga), fundador da IdéiasMil Consultoria em Responsabilidade Social e Planejamento Estratégico, Sócio da ConnectUse Sistemas (soluções de gestão para micro e pequena empresa), Fundador da ONG Associação Educacional e Profissionalizante Pérola (Projeto Pérola), professor convidado na FATEC (Pós-Graduação), UNISO (Pós-Graduação em Gestão de Pessoas – Responsabilidade Social) e ESAMC (MBA em Marketing).


#Clientes

2 visualizações