Falando de Negócios com Mardone Paz
top of page

Falando de Negócios com Mardone Paz



INFOQPLAN: Na sua visão, o que é atendimento ao cliente?

Mardone: O cliente nada mais é do que a existência da empresa, não se acende uma lâmpada se não tiver um cliente na empresa, hoje você pode abrir uma empresa de qualquer seguimento, mas é preciso cuidar das pessoas, qualificar e treinar sua equipe para atender muito bem ao seu cliente.

INFOQPLAN: Qual a importância do atendimento ao cliente para fidelizar clientes?

Mardone: Todo empresário visa lucro e isso me preocupa, pois são poucos aqueles que querem manter os mesmos clientes, todos querem vender mais, todos querem buscar novos patamares. Nas diversas visitas que faço às empresas eu costumo perguntar à equipe de vendas, “você está feliz trabalhando aqui?” e são poucos aqueles que respondem que SIM. Não adiante investir em tanta propaganda e estrutura se não existe uma equipe treinada para lidar com seus clientes. Hoje eu considero como guerreiros alguns poucos empresários que ainda perguntam aos clientes “você está satisfeito em vir à minha loja?”, “Você está satisfeito em vir à minha empresa?”, se o cliente falar que SIM tudo bem, se ele falar que Não, estará nos dando uma chance de melhorar.

INFOQPLAN: Como ter uma equipe de vendas de sucesso?

Mardone: Hoje o desafio do empresário é contratar a pessoa certa, pois, para começar, pessoas boas não estão desempregadas, e um funcionário que é bom e excelente custa caro, pois normalmente é uma pessoa qualificada, que tem bagagem e conhecimento. Independente disso é possível fazer uma boa contratação, motivar, treinar e monitorar. Não adianta querer contratar o melhor, o melhor é contratar aquele que não tem tanta experiência e treiná-lo, valorizá-lo, fazer com que ele vista a camisa e tenha orgulho de trabalhar na empresa, e dessa forma ele irá reder muito mais do que se imagina.

INFOQPLAN: Qual a sua experiência sobre este assunto?

Mardone: Eu entrei nessa área de 2008 para 2009, antes disso sempre trabalhei dentro de indústria, então hoje eu falo com propriedade sobre aquilo que um dia eu já vivi, eu sei o que as pessoas querem, o que elas gostam, o que elas esperam de um líder, o que elas esperam da empresa, assim como o que a empresa espera de um colaborador. Após concluir minha formação eu comecei a vender cursos de treinamentos e foi na área comercial que eu tive um encanto, pois eu sabia que aquilo que eu estava aprendendo poderia ajudar às pessoas.

INFOQPLAN: Mardone, o que você compartilha?

Mardone: Você precisa analisar a concorrência. Vá num concorrente, pegue o que ele está fazendo de bom e quais são seus pontos fracos, depois torne-os pontos fortes da sua empresa. Como? Na verdade é muito simples, o que você precisa fazer é apenas surpreender, o que seu concorrente não faz, você faz, e isso se torna seu ponto forte.

Mardone Paz é diretor na empresa MardonePaz & Treinamentos Empresariais e palestrante motivacional. Atua também como promotor de eventos em Sorocaba e região e realiza treinamentos. É especialista em vendas e atendimento ao cliente e mais de 25 mil pessoas já prestigiaram seu trabalho participando dos evento.


bottom of page