“Parado, isso é um Assalto!”, disseram os Hackers

Atualizado: Jan 22





Somos pouco mais de sete bilhões de pessoas no mundo e metade de nós está online com troca de informações e dados; acessibilidade é a palavra. Fazemos grande parte de nossos deveres e obrigações online. Pagamos conta, resolvemos pendências, comunicamos onde estamos, o que fazemos, não é mesmo?

Em uma matéria transmitida pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo de Televisões no dia 25/10/2015, foram exibidas empresas e até uma prefeitura que tiveram seus dados sequestrados e cobrado a quantia de U$3.000,00 dólares para serem devolvidos.

A prefeitura da cidade Japorã em Mato Grosso do Sul foi alvo dos criminosos duas vezes no mesmo ano, tendo licitações, recursos humanos e sistema de tributação invadidos, impedindo o pagamento de impostos, salários, entre outros percalços. O golpe já movimentou cerca de 70 milhões de reais pelo mundo.



Entretanto, mesmo com a evolução da tecnologia, parece que os donos de empresas e gestores não evoluíram na mesma proporção. Com backups em cds, dvds, ou até mesmo em pendrives ou hds, eles acreditam que garantem a segurança da empresa, quando a chance de corromper os arquivos e perdê-los, é enorme.

A maior empresa de tecnologia do mundo, Google, pensando na segurança das empresas, criou o G Suite - pacote de aplicativos que tem como integrante o Google Drive, que armazena e sincroniza arquivos em cloud computing (nuvem).

“A questão do backup ser realizado automaticamente, é a garantia de segurança do servidor em estrutura Google, além da facilidade de acessar os arquivos de qualquer lugar, há qualquer hora, até mesmo do smartphone”, explica Diego Budemberg, consultor de negócios da sorocabana Infoqplan, empresa especialista em implantação e-business.

A acessibilidade dos dados não deve ser confundido com insegurança, pelo contrário: “eles estarão todos segurados no servidor do Google, ou você sabe de algum caso de invasão aos dados na maior empresa de tecnologia do mundo?”, brinca Diego.

Segundo a Frost&Sullivan, consultora de inteligência de mercado, 41% das empresas brasileiras já estão investindo em algum modelo de Cloud Computing - como esse do G Suite, então não perca tempo. Cuide dos dados da sua empresa!


#GoogleApps

4 visualizações