Ataque de Crackers não é só Coisa de Televisão

Atualizado: Jan 22




Ao se realizar um busca no google sobre o assunto “hacker”, inúmeras notícias sobre ataques, invasões, dados roubados, sequestrados, apagados, fotos divulgadas, grandes servidores invadidos, derrubados, dentre outras ações são encontradas cada dia com mais frequência.

Os erroneamente intitulados pela mídia como “hackers” e suas ações tornam-se cada dia mais populares e as estórias de pessoas e empresas que sofreram algum dano com perda de dados mais e mais comuns, praticamente já fazem parte do nosso cotidiano.

O título hacker utilizado pela mídia na verdade está errado pois hackers são exatamente as pessoas que fazem o oposto, são os profissionais da área de segurança da informação que trabalham para prevenir esse tipo de ataque e garantir a segurança dos dados contidos em todo tipo de programas e bancos de dados, desde informações pessoais como fotos, vídeos e documentos, até informações sigilosas empresariais e governamentais.

Aqueles que atuam para derrubar servidores e colher informações que não lhes é de direito são denominados “crackers”, eles são também especialistas em segurança de dados, porém utilizam seus conhecimentos para realizar ações ilícitas com o objetivo de causar danos, por isso são considerados criminosos, pode-se dizer que eles utilizam suas habilidades e conhecimentos para o “lado negro da força”.

Em reportagem recente exibida no programa de TV semanal Fantástico da Rede Globo, fora publicada uma matéria a respeito de uma das práticas que vem ganhando força entre os crackers, que é o Sequestro de Dados.

Assim como um sequestro qualquer o sequestrador ataca os computadores da empresa pela internet através de programas instalados nos computadores. Ao acessar um dos computadores que esteja ligado na mesma rede do servidor, ele acessa o principal banco de dados da empresa com o objetivo de criptografar todos os arquivos lá presentes, dessa forma tornando impossível abrir e consultar qualquer informação sem uma determinada chave, que o mesmo só entrega aos donos da empresa mediante pagamento de quantias em dinheiro, dessa forma liberando de volta os dados para a empresa.

Parece coisa de cinema ou de televisão, você pode estar pensando “isso nunca vai acontecer comigo, minha empresa é pequena”, pois acredite, se você não está prevenido pode sim ser alvo desses sequestradores.

Uma empresa sorocabana de departamento pessoal enfrentou de frente uma situação de sequestro de dados. Quando os responsáveis pela parte de infraestrutura da empresa perceberam a ação, já era tarde demais e boa parte dos dados já estavam criptografados, assim como o antigo backup que estava plugado ao servidor.

A sorte é que dias antes do ataque, as diretoras da empresa, com a intenção de melhorar a gestão de seu negócio e ganhar mais mobilidade, haviam concluído a implantação da solução G Suite, que além de permitir o acesso dos arquivos de qualquer equipamento (computadores, tablets ou smartphones), também garante o backup automático do servidor todo na nuvem, ou seja, todas as informações que foram sequestradas estavam apenas na máquina atacada, estando a fonte de informações muito bem protegida nos servidores do Google, com muito mais segurança do que qualquer servidor local poderia oferecer.

Se não fosse pela utilização do ambiente Google, a empresa estaria com um grande problema nas mãos, em véspera de fechamento de informes de rendimentos para declaração de imposto de renda de seus clientes, o sequestrador estaria com a faca e o queijo na mão para cobrar a quantia que quisesse para a liberação dos arquivos às empresárias que, com certeza, teriam de pagar para garantir que o prejuízo não fosse ainda maior.

Se sua empresa ainda trabalha com servidor de dados físico, saiba que está a merce de ataques como esse, mas saiba também que é muito simples se precaver, você também pode migrar já seus dados para os servidores G Suite.

Claro que esse processo não é tão simples, mas com o auxílio da INFOQPLAN, a migração dos dados será super tranquila, a implantação do sistema sem traumas e os treinamentos dos seus colaboradores garantirá a satisfação de toda sua equipe. É uma mudança que, além de fornecer mais segurança, irá transforar a sua rotina, lhe dando mais liberdade e garantindo que você tenha sonos muito mais tranquilos sabendo que sua empresa está a salvo e realmente blindada contra a ação de crackers.


#Clientes #GoogleApps #GoogleDrive

0 visualização