Estrutura física x virtual... Você é aquilo que seu cliente vê!
top of page

Estrutura física x virtual... Você é aquilo que seu cliente vê!



Estrutura Virtual vs Estrutura Física

Não importa qual seu tipo de negócio ou segmento de mercado em que atua, quem são seus clientes, onde estão ou como chegar neles. Sua empresa precisa de estrutura, seja física ou virtual, quando você for ofertar seus serviços a seus potenciais clientes, a estrutura que irá apresentar poderá ser o grande diferencial entre você e sua concorrência.

Quando vamos contratar um novo prestador de serviço existe uma série de fatores que influenciam em nossa escolha, não apenas preço, mas indicação, clientes já atendidos, apresentação da empresa, apresentação do prestador, forma de comunicação, estrutura, know how, casos de sucesso, experiência, boa comunicação, atenção, velocidade no atendimento, entre outros.

Antigamente para se obter essas informações era difícil e demandava muito trabalho por parte do cliente interessado em procurar essas informações, tais como ligar nas empresas, pedir referências, visitar a empresa prestadora de serviços para conhecer suas instalações, equipe, corpo técnico e outros decisivos para a escolha.

Por parte do prestador de serviços, demandava enviar ao prospect uma apresentação impressa ou ir até a empresa para realizar uma apresentação presencial, passar telefones e contatos de clientes já atendidos, convidar o prospect a realizar uma visita para conhecer suas instalações, solicitar cartas de recomendação de seus melhores clientes e outras ações que pudessem ser utilizadas para gerar credibilidade e confiança.

Talvez sua empresa ainda faça esse processo até hoje, mas vamos analisar o custo benefício. O tempo, esforços e dinheiro necessários para realizar esse tipo de abordagem são muitos, para sua estrutura física passar toda essa credibilidade e confiança que são necessárias para sua empresa concorrer de igual para igual com as melhores empresas do seu segmento, provavelmente, ou você já realizou grandes investimentos, ou precisa realizar.

É muito diferente quando um cliente realiza uma visita num escritório todo montado no melhor ponto da cidade, e quando você o recebe numa padaria da cidade, porque no seu escritório não há nem uma sala de reunião, nessa situação quem você acha que sai na frente?

Esse momento complicado que nosso país vem enfrentando, de retração e incertezas, realizar grandes investimentos, ainda mais em estrutura física é muito arriscado, pois além de serem volumosos, ainda acabam aumentando os custos fixos mensais, pois ter uma sala maior do que a que você tem hoje, ou um outdoor na avenida mais movimentada de sua cidade, custam caro e são constantes.

Quando levamos a estrutura para o mundo virtual a coisa muda de figura, pois no mundo virtual, seu cliente vai comprar a credibilidade que sua empresa pode passar para ele na internet. Talvez você não possa ter seu escritório de advocacia na Paulista em São Paulo, mas seu site pode estar tão bem posicionado e ter uma apresentação tão impressionante quanto os melhores escritórios do Brasil, mesmo que você realize todo seu trabalho de um quartinho no fundo da sua casa, a primeira impressão é a que fica.

O mundo virtual permite isso, permite que você crie uma imagem que passe a mesma credibilidade das maiores empresas do mercado, independente de grandes investimentos ou de estrutura física. Se na prestação de serviços, o que vale é o resultado final, o tamanho real do seu negócio não pode ser medido por estrutura física, mas sim por capacidade de atendimento e, portanto, mesmo você não tendo o mesmo tamanho físico da melhor empresa do seu segmento, você pode ter a mesma importância e concorrer com ela frente a frente no mundo virtual.



bottom of page