Google Fotos... Você precisa instalar no seu celular!
top of page

Google Fotos... Você precisa instalar no seu celular!



Um dia fui num churrasco na chácara de alguns amigos num belo sábado para passar o final de semana e ao longo da festa aproveitei meu smartphone que tinha uma câmera legal para registrar os momentos entre fotos e vídeos das situações mais engraçadas.

Quando estávamos próximos ao final da festa, já no domingo, um grupinho começou com uma brincadeira (sem graça) de jogar uns aos outros na piscina. A “brincadeira” foi ganhando maiores proporções e logo eles estavam jogando todo mundo da festa. Cervejinha daqui, caipirinha dali, entrei na brincadeira (praticamente obrigado) e quando dei por mim, lá estava eu dentro d’água.

Ao sair da piscina e dar alguns passos em direção à churrasqueira, eis que escuto uma exclamação logo atrás de mim: “tem alguma coisa ali!”. Ao me virar, me deparei com um dos convidados apontando para o fundo da piscina. Engoli seco, levei as mãos aos meus bolsos encharcados onde minha memória me confirmava que eles não deveriam estar vazios, e não querendo acreditar encarei o artefato submergido para o qual a pessoa apontava. Sim, era o meu celular... Ao entrar na brincadeira, me esqueci que o celular estava no meu bolso, e fui para dentro d’agua com ele, onde ficou.

De imediato mergulhei para socorrer o aparelho. Durante os curtos segundos que passei de baixo d’água a única coisa que passava na minha cabeça era a esperança de que o aparelho não tivesse sofrido nenhuma avaria. Doce ilusão. Ao sair da água meus amigos vieram preocupados ao meu encontro e cada qual falava uma receita ou fórmula infalível para que tentasse resgatar o aparelho. Porém foram todas frustradas, já era.

Após alguns minutos de revolta comigo mesmo – “como eu pudera ter sido tão estúpido?” – a situação se agravou ainda mais ao tentar relembrar que tipo de informações estavam armazenadas ali e que eu fatalmente havia perdido.

Pois bem, além do aparelho, todas as lembranças registradas daquele memorável fim de semana haviam se perdido para sempre, sem a possibilidade de qualquer tipo de recuperação. Mas além disso, esse equipamento eu também utilizava para trabalhar, contendo diversos registros e imagens de pacientes, onde eu, como dentista, registrava em vídeos e imagens meus pacientes, para que após os tratamentos, houvesse a possibilidade de realizar uma comparação de antes e depois.

Tudo perdido por uma brincadeira num final de semana que deveria ser memorável, acabou se tornando uma enorme dor de cabeça.

Essa crônica relata uma situação casual que tem grandes possibilidades de acontecer com qualquer pessoa, inclusive com você. Já parou alguma vez para pensar em quantas informações importantes estão armazenadas no seu smartphone? E se algo acontecer com ele, você tem backup de tudo que está lá?

Bom, nesse artigo vamos esquecer dos documentos, planilhas, apresentações, contatos, pdf’s, aplicativos, e vamos falar especificamente das fotos e vídeos. Será que se seu smartphone parar de funcionar agora, você perderia muitas informações importantes registradas como fotos e vídeos? E se ao invés do seu smartphone parar de funcionar, você simplesmente precisasse trocar de aparelho por ter comprado um mais moderno, seria fácil fazer a transferência desses arquivos? Sem contar as possíveis informações de trabalho que carrega consigo, pois cada dia mais utilizamos nossos próprios equipamentos para desempenhar nossas profissões.

Essas informações, sejam de nossas vidas pessoais ou profissionais precisam estar segurar e resguardadas num ambiente onde possamos acessá-las sempre que necessário, e não em nossos aparelhos, que inclusive, possuem espaço de armazenamento extremamente limitado para armazenar fotos e vídeos que costumam ser arquivos que ocupam muito espaço em nossos equipamentos ou mesmo nos cartões de memória.


A solução ideal para armazenar essas informações de forma fácil e segura, e sem a necessidade de você ter que ficar lembrando de fazer backups, é utilizar a solução Google Fotos, ferramenta integrada com o pacote de soluções Google Apps for Works.

Utilizando essa solução que pode ser baixada na Google Play, todas as fotos e vídeos que você baixa ou cria com seu smartphone são enviadas para o seu servidor google automaticamente, sempre que você se conecta em uma rede wi-fi, e o melhor, não existe limite de envio, dessa forma, não importa a quantidade de imagens e vídeos que você precisa armazenar, o google garante que estará tudo lá, permitindo a você liberar espaço de armazenamento do seu equipamento, e ainda te dando a segurança que, caso aconteça algum imprevisto, seus arquivos estão a salvo e acessíveis de qualquer outro equipamento.

Até mesmo quando a situação for uma simples troca de equipamento, você não terá que se preocupar com transferências, migrações, cartões de memória nem nada desse tipo. Ao adicionar no novo equipamento sua conta google com seu usuário e senha, como num passe de mágica, todas as suas fotos e vídeos estarão lá sem nenhum esforço seu.

O mesmo ainda pode ser utilizado em outros equipamentos que você utilize, como câmeras digitais ou até mesmo aquele imenso arquivo de fotos que você guarda no seu computador ou naquele HD velho que nem sabe mais se funciona.


Se você algum dia já passou pela situação de perder tudo que estava no seu smartphone, precisa liberar espaço no seu aparelho mas não quer apagar seus arquivos, ou simplesmente quer dormir tranquilo sabendo que se algo acontecer com ele, não irá perder nada, então comece a utilizar agora mesmo o Google Fotos, na sua conta gratuita do google e principalmente em sua conta empresarial.

Se sua empresa ainda não utiliza o pacote de soluções Google Apps for Works para resguardar seus arquivos, não perca mais tempo. Faça uma simulação em nosso site e surpreenda-se com o o pouco investimento necessário para realizar essa transformação no seu negócio. Se quiser conhecer mais sobre essa e outras soluções que compõem o pacote do google, leia outros artigos relacionados aqui no nosso blog, acesse nosso site ou assista nossos vídeos no canal do YouTube.


bottom of page