Para que serve um Blog?

Atualizado: Jan 7



Crie autoridade em um determinado assunto e seja referência para seus clientes

Quantos artigos virtuais você lê por dia? Pois é, provavelmente nunca deva ter parado para pensar no assunto, mas cada dia mais os assuntos conversados no café da empresa e nas mesinhas de bar têm sua origem em publicações de artigos virtuais, acervos digitais concentrados em plataformas online. Toda essa complexidade de palavras pode ser resumida como BLOG.

Mas afinal, o que é um blog? Normalmente é um site de notícias, com um ou vários colunistas que podem tanto ser profissionais da área de jornalismo e comunicação, como àquela “senhorinha” que manja muito de tricô e resolveu postar suas dicas sobre como você pode realizar os mesmos pontos.

Ou seja, um Blog é uma ferramenta simples para publicação de artigos online que está disponível para que, qualquer pessoa que tenha interesse em um determinado assunto, possa gerar conteúdos que agreguem algum valor para um determinado público, sejam amantes de futebol, interessados em cinema ou pais de primeira viagem desvendando os mistérios da gravides.

A questão é que os blogs oferecem conteúdos para audiências específicas, e quando caem nas graças dessa audiência, tornam-se autoridades e fontes de informação. É dessa forma que profissionais vêm se destacando em seus segmentos.

Através da geração e publicação de conteúdos em diversos formatos diferentes, profissionais de todos os segmentos vêm se tornando autoridades em diversos assuntos, dessa forma aumentando sua credibilidade quando procurado por possíveis prospects, criando maior proximidade com seus clientes e relevância com seus parceiros e fornecedores.

Mas o blog é apenas o começo, ele é a base central onde seus conteúdos, sejam artigos escritos, em áudio ou vídeo, serão centralizados, e a partir dele, distribuídos pela internet, utilizando o google, as redes sociais como o facebook e o linkedin, ou ferramentas de e-mail marketing. Além de servir para falar diretamente com seu público alvo, escrever sobre seus produtos e serviços vai ajudar a criar argumentos de venda.

Quando um vendedor aborda um novo cliente ele precisa construir uma imagem que transmita confiança e experiência. Após estabelecida essa imagem, o próximo passo é quebrar as barreiras de venda, como dúvidas sobre o produto, sobre o serviço, sobre os possíveis processos inerentes a aquisição, sobre o suporte, sobre o pós-venda, sobre a utilização do mesmo.


Profissionais de vários segmentos vêm se destacando e tornando-se referência em seus meios de negócio

Publicando conteúdos sobre seus produtos e serviços, cria-se a oportunidade de quebrar essas barreiras ainda no momento da prospecção, ou seja, se seu cliente busca na internet sobre o seu produto e cai no seu blog com vários artigos onde sua empresa fala sobre o assunto, explicando o serviço, demonstrando o produto, dando dicas de utilização ou apresentando as vantagens e desvantagens, automaticamente essas barreiras são postas a baixo, e sua empresa torna-se referência naquele assunto.

Sua marca acaba de se posicionar como autoridade na cabeça desse prospecto que, quando precisar contratar o serviço que você oferece ou comprar o produto que você vende, com certeza irá lembrar antes dela à concorrência.

Além dessa quebra de barreiras, o blog também tem grande utilidade para que sua empresa, seu negócio, seu website, seja encontrado mais facilmente pelos motores de busca como o google, bing e yahoo. Quanto mais conteúdo de qualidade você produz, maior relevância sua marca tem para essas ferramentas, dessa forma é possível alcançar melhores posições no rankeamento das buscas sem a necessidade de investimentos em links patrocinados, como o Google Adwords. Mas além do ganho de relevância, seu site ainda ganha milhares de palavras chave para serem encontradas nas pesquisas.

Imagine, por exemplo quantas palavras foram necessárias para a produção deste artigo, o número exato são 866 palavras. Isso quer dizer que só com esse artigo eu forneci ao google mais 866 palavras que, se buscadas por qualquer pessoa, propiciam a chance deste blog aparecer na lista de resultados sem a necessidade de nenhum investimento financeiro.

Ou seja, quanto mais informações sua empresa gera no mundo digital e publica na internet, maiores serão as chances de ser encontrada, não apenas quando seu prospect procurar pelo nome da sua empresa (pouquíssimo provável, principalmente se ele ainda nem te conhece), ou apenas pelo serviço que presta, mas assuntos relacionados a seus serviços e produtos podem acabar atraindo-os para o seu blog, gerando neles sua autoridade que fatalmente levará a venda efetiva.

Não perca mais tempo, construa sua autoridade e torne-se referência no seu segmento.


#Blog #eMarketing #GoogleApps #Marketing #Website

0 visualização