Nova função de cálculo de juros e multas

Atualizado: Jan 7




Após muitos pedidos por parte dos clientes, finalmente está liberada a nova função de RENEGOCIAÇÃO para contas a receber no módulo financeiro do sistema de gestão.

A partir de agora, sempre que for necessário renegociar dívidas e outras pendências financeiras de seus clientes será muito mais fácil de atualizar os valores pendentes e unificar a cobrança, ou até mesmo refinanciar a dívida.

Para entendermos melhor como funciona, vamos supor que eu tenha um cliente, o Mercado do Zé, que está com 3 mensalidades atrasadas em aberto. De acordo com nosso contrato, minha empresa cobra 2% de multa pelo vencimento da fatura e 0,02% de juros por dia de atraso.

No modelo antigo, se meu cliente quisesse renegociar essa dívida, eu teria que realizar os cálculos de multa e juros de cada fatura manualmente. Após saber o valor de acréscimo de cada conta, seria necessário editar conta por conta e adicionar o acréscimo; gerar os novos boletos de cobrança de cada conta e enviá-los novamente. Caso o cliente ainda quisesse uma fatura unificada, seria necessário somar todos os valores atualizados, gerar uma nova conta a receber, gerar um novo boleto, e por fim, ainda cancelar as contas a receber originais. Um malabarismo que muitas empresas precisavam realizar com bastante frequência.

Com a nova função de RENEGOCIAÇÃO esse processo todo fica muito mais fácil e garante muito mais produtividade e segurança para o processo, uma vez que automatizado, a chance de erros é levada a zero pois os cálculos, inclusões e exclusões de contas são realizados de forma automática.

Para gerar uma renegociação, procure pelo menu RENEGOCIAÇÃO DE CONTAS A RECEBER. Clique em Nova Renegociação e selecione a PESSOA (CLIENTE). Na próxima tela o sistema irá exibir todas as contas a receber que existem lançadas para esse cliente, destacando em amarelo todas às que estiverem vencidas.


Ao lado de cada conta vencida, exite um link para APLICAR MULTA/JUROS, clique nele e, caso deseje aplicar, selecione Multa e/ou Juros, ou seja, caso você não queira aplicar, basta desmarcar a caixa de seleção. A vantagem desse procedimento é que o sistema calcula os valores de multa e juros e adicione o valor na conta a receber como um acréscimo automaticamente para você, dispensando cálculos e registro manuais.


Após aplicar os valores nas contas, selecione todas as contas que deverão ser unificadas. Nota que o lado direito da tela, já irá aparecer somado o valor da conta de renegociação também de forma automática. Agora você pode escolher se deseja gerar uma única conta cm o valor unificado, ou se deseja parcelar essa dívida, adicionando quantas parcelas desejar ao final do cadastro.


Após gerar a conta de renegociação, o sistema já irá permitir que você gere o novo boleto e envie para o seu cliente, enquanto que exclui as contas originais, garantindo que elas não constem mais nos relatórios de contas a receber em aberto. É muito mais praticidade no seu dia a dia.

Mesmo com essa explicação ainda ficou na dúvida, entre em contato com nossa equipe de suporte e fale com um de nossos analistas em tempo real, eles estarão à disposição para realizar testes e ajudá-lo a implementar mais essa melhoria na sua empresa.

Se você ainda não utiliza nosso sistema de gestão, e continua fazendo seus controles em excel, pare de perder tempo, otimize seu trabalho e profissionalize seu negócio!


#ERP #SistemadeGestão #Suporte

33 visualizações