5 perguntas e respostas sobre Tráfego Pago no Marketing Digital.

Estratégia não é mágica e demanda maturidade de negócio para um investimento constante.

Será que é possível investir em tráfego pago só para testar? E os créditos que eu coloco mensalmente no Google e Facebook, sempre serão o mesmo valor? Parecem perguntas simples, mas estão entre as dúvidas mais frequentes de quem tem interesse em investir em tráfego pago ou até mesmo já investe nesta estratégia, mas ainda não se aprofundou tanto no assunto.


Para ajudar a esclarecer estas e outras dúvidas, separamos em tópicos 5 perguntas e respostas sobre o investimento na estratégia de tráfego pago, que embora parece algo mágico e automático, na realidade demanda muita análise, otimização e constância.


Posso investir um mês só para testar?

Você até pode, mas provavelmente não terá uma representação real da sua capacidade de resultados neste curto período de tempo, isso porque há vários fatores iniciais que podem fazer você ter um boom de resultados ou praticamente nada.


Além do tempo que a própria inteligência do Google e Facebook precisam para entender seu negócio e qualificar sua conta, o gestor de tráfego precisa também de um tempo de análise maior para ir otimizando cada vez mais suas campanhas online. Uma estratégia de tráfego pago é sempre mais interessante para um médio/longo prazo.


Tráfego pago garante mais acessos a minha página de vendas?

Sim, se toda configuração for feita corretamente e a sua empresa for indexada ao Google, você passa a ter um fluxo maior de visitas em sua página, o que não significa que você terá mais vendas, embora este seja o grande objetivo.


Para que as conversões também ocorram, tanto o anúncio quanto a página de destino precisam estar muito bem otimizadas, para aí sim você passar a receber leads para poder trabalhar as vendas do seu negócio.


Meu investimento em créditos será sempre o mesmo apresentado na análise de demanda?

Não! A análise de demanda analisa o cenário de um período especifico levando em consideração seus concorrentes, preço de palavras chave, nicho e vários outros fatores, chegando a um valor recomendado de investimento em créditos.


Acontece que o mercado muda com o tempo, e assim como no mundo off-line é ele quem também dita a variação de preços no mundo digital. Se a concorrência por um espaço de anúncio no Google cresce para determinado nicho, logo o preço para competir com esses novos concorrentes cresce também, e se o seu investimento não for revisto, você provavelmente terá uma queda nos seus resultados ou em casos mais extremos nem sequer terá seu anúncio exibido nas buscas.


Posso pausar meus anúncios em datas especificas como férias, recesso de fim de ano e carnaval?

Embora algumas empresas queiram diminuir propositalmente sua demanda em datas específicas, pausar anúncios não é a prática mais recomendada. Ao pausar uma campanha bruscamente você abre espaço para que seus concorrentes passem a aparecer mais nas pesquisas, além de que isso vai impactar no seu retorno, que será mais lento e pode não apresentar o mesmo padrão de resultados obtidos anteriormente durante um certo período.


O mais recomendado em casos propositais de diminuição no fluxo de leads, seria reduzir o valor diário dos anúncios ou adicionar barreiras para filtrar melhor as solicitações de atendimento.


Tráfego Pago funciona também para o setor industrial e outros mercados B2B?

Funciona, principalmente no Google, já que o Instagram e Facebook são mais recomendados para fortalecer a presença digital no caso do mercado B2B.


O Linkedin pode também ser um bom canal de prospecção no tráfego pago para B2B, mas essa recomendação vai depender de uma análise de demanda, já que entre todas as redes sociais o Linkedin é a mais cara para investimentos em tráfego pago.


Tráfego Pago é sim interessante para a esmagadora maioria dos setores, mas é importante ter maturidade de negócio para investir de forma inteligente neste tipo de estratégia, que demanda visão a longo prazo, otimização e muita constância.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!