Como atrair clientes em tempos de crise

Atualizado: há 4 dias

Agora pode ser o momento de sair na frente do seu concorrente na internet


Num momento de crise, o consumidor muda o seu comportamento. Com a inflação mais alta e a renda apertada, ele vai pensar duas vezes antes de colocar a mão no bolso por uma compra. Mas isso não quer dizer que as vendas do seu negócio precisam ficar no negativo, certo?


Um momento como esse exige que o empreendedor tenha uma postura realista, mas sem pessimismo. Veja a seguir algumas dicas para garantir suas vendas mesmo na crise:


Reforce o bom atendimento


Num momento em que o cliente está mais criterioso com as suas compras, é hora de reforçar com sua equipe de vendas a necessidade de tratar bem esse consumidor. O atendimento/comercial da sua empresa precisa ser cordial, ter empatia e propor alternativas para que seu cliente ainda faça a compra neste momento.


Procure os clientes que você já tem


Na crise, é importante que o empreendedor economize ao máximo. Por isso, foque primeiro em atrair os clientes que você já tem. Ao olhar para esses clientes já ativos, busque saber com que frequência eles se relacionam com a sua empresa e tente identificar formas de aumentar essa frequência.


Invista no relacionamento duradouro


Agora que você já identificou esse seu cliente, reforce o seu relacionamento com ele. Ou seja: garanta que ele volte ao seu negócio. Agora é o momento de fidelizar seu cliente e oferecer diversas propostas que possam atraí-lo além de garantir que sempre será lembrado por ele depois que a crise passar.


Ofereça soluções e valorize seu produto


Você precisa oferecer soluções, como entregas pelos correios, delivery etc. Por exemplo, se você vende joias, não deve desanimar só porque as pessoas estão gastando menos. Deve buscar valorizar suas qualidades. Pode focar no fato de ser um presente duradouro, que terá uma vida útil maior que uma peça de roupa, e pode ser comprada a qualquer momento e ser guardada para uma posterior entrega do presente.


Não descuide do marketing


Com menos dinheiro em caixa, é comum que as empresas deixem de lado ações de marketing e comunicação com cliente, afinal é preciso economizar. Porém, uma decisão como essa pode ser fatal para o seu negócio. Com o marketing ainda é possível ver uma luz, para que sua empresa não caia no esquecimento durante a crise. Confira neste artigo os benefícios de investir em marketing em tempos de crise.


Avalie seu custo-benefício


Verifique o que seu concorrente está oferecendo e faça uma avaliação do custo-benefício do seu produto. Você não precisa ser o mais barato do mercado, mas deve ter motivos convincentes para o cliente optar por você.


Agora pode ser o momento de sair na frente do seu concorrente na internet, pois quando toda essa crise passar, você ainda será o mais lembrado do seu segmento, por ter ficado “online” com seus produtos e conteúdos.


Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!




0 visualização